Desenvolvimento de Games
Desenvolvimento de Games
Ementa: O curso tem o objetivo de ensinar de maneira prática e dinâmica os conceitos necessários para o desenvolvimento de jogos na ferramenta Construct 3. Abordará os conceitos básicos da ferramenta, como criação de cenários, movimentação, colisão, uso de sons, criação de eventos, comandos de input e muito mais. As aulas mesclam interações entre o portal, a ferramenta e o material didático, o qual o aluno deverá seguir para concluir os projetos.
Mercado de trabalho/Público-alvo: Direcionado a quem busca atuar como produtor independente, elaborando jogos de sua autoria, como freelancer, trabalhando por meio de contratos tanto para produtores independentes quanto para empresas e ainda para as pessoas que desejam trabalhar em uma grande corporação especializada em games.
Carga horária: 24h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Desenvolvimento de games
- Introdução ao universo gamer;
- Conhecer os principais gêneros de jogos;
- Contextualizar a história dos games;
- Apresentar o mercado de trabalho da área;
- Introduzir a ferramenta Construct 3;
- Explorar o Construct 3.
Aula 2 – Criando o primeiro game
- Aprender sobre os comportamentos e sobre os eventos;
- Configurar um novo projeto e um layout;
- Conhecer e inserir um objeto Sprite;
- Entender e adicionar comportamentos;
- Aprender e configurar eventos;
- Salvar na nuvem.
Aula 3 – Criando os tiros e os asteroides do jogo
- Abrir o projeto salvo no Dropbox;
- Criar os tiros da nave;
- Adicionar comportamento no objeto;
- Adicionar eventos nos disparos;
- Criar os asteroides.
Aula 4 – Projeto do Coelho – Parte I
- Aprender a diferença entre o sistema cartesiano e o sistema de coordenadas das engines dos jogos;
- Iniciar um novo projeto;
- Adicionar as sprites do coelho e do fundo e configurá-las para exibirem imagens;
- Ordenar os objetos no layout;
- Criar uma camada e realocar objetos;
- Inserir comportamento ao coelho;
- Aplicar eventos ao coelho;
- Adicionar o evento de destruição do coelho ao sair do layout.
Aula 5 – Projeto do Coelho – Parte II
- Entender o que são frames;
- Compreender que é possível adicionar várias imagens em um mesmo objeto;
- Aprender sobre o efeito Parallax;
- Bloquear camadas;
- Adicionar as orelhas do coelho;
- Configurar as orelhas do coelho;
- Inserir as gramas no plano de fundo;
- Aplicar o efeito Parallax.
Aula 6 – Projeto do Coelho – Parte III
- Entender o que é colisão em jogos;
- Inserir canos;
- Adicionar outro layout;
- Adicionar colisões;
Aula 7 – Projeto do Coelho – Parte IV
- Aprender sobre variáveis;
- Criar variável global;
- Adicionar a pontuação do jogo;
- Inserir texto no jogo.
Aula 8 – Projeto do Coelho – Parte V
- Efeitos sonoros;
- Possibilitar que o jogador reinicie uma partida para jogar novamente;
- Destruir os canos quando o jogador clicar em jogar novamente;
- Definir que os pontos zerem ao perder uma partida;
- Criar efeitos sonoros aleatórios;
- Importar arquivos WAV para o projeto;
- Configurar eventos para adicionar áudio.
Aula 9 – Projeto Arena – Parte I
- Conhecer animações em tiras;
- Configurar um novo projeto;
- Adicionar o objeto do jogador;
- Aprender a inserir animação em frames;
- Configurar as animações do jogador;
- Preparar a área de colisão do jogador;
- Configurar o comportamento dos movimentos do jogador;
- Aplicar o espelhamento no jogador;
- Definir o surgimento do jogador no game.
Aula 10 – Projeto Arena – Parte II
- Aprender sobre o estado do jogador;
- Criar condições invertidas e condição de “Ataque”;
- Adicionar o modo de “Defesa”.
Aula 11 – Projeto Arena – Parte III
- Entender o que é Tile;
- Aprender o que é Tileset;
- Compreender o que Tilemap;
- Conhecer a Inteligência Artificial;
- Preparar o cenário do jogo;
- Aprender a inserir um mosaico e trabalhar com tilemap;
- Criar uma sprite que servirá de barreira para o jogador não sair do cenário;
- Criar um inimigo para o jogo;
- Adicionar comportamento ao objeto.
Aula 12 – Projeto Arena – Parte IV
- Aprender sobre colisões em combates físicos;
- Trabalhar com dois eventos de movimento no mesmo objeto;
- Criar uma área de ataque para os combates físicos do jogador.
Aula 13 – Projeto Arena – Parte V
- Aprender sobre o comportamento Explorador de Rotas;
- Utilizar o comportamento Senóide;
- Configurar a quantidade de vidas do inimigo;
- Adicionar eventos de espelhamento e não espelhamento;
- Ajustar a rota do inimigo;
- Determinar a ação do inimigo quando o jogador está no modo de defesa;
- Reativar o comportamento Senóide2;
- Configurar a destruição do inimigo;
- Ajustar o que acontece quando o jogador acerta o oponente;
- Configurar a colisão entre dois morcegos.
Aula 14 – Projeto Arena – Parte VI
- Compreender o conceito de CSS;
- Iniciar a criação do sistema de vida do jogador;
- Criar a barra de progresso;
- Adicionar comportamento em um objeto de texto.
Aula 15 – Projeto Arena – Parte VII
- Conhecer a sequência de Fibonacci;
- Construir um gerador de objetos;
- Inserir uma nova barra de progresso.
Aula 16 – Projeto Arena – Parte VIII
- Inserir PowerUps no projeto;
- Configurar a funcionalidade dos Power-ups;
- Configurar para que o jogo possa reiniciar.
Aula 17 – Projeto Arena – Parte IX
- Criar sprites animadas importando vários arquivos;
- Adicionar efeitos às sprites animadas;
- Utilizar efeito de distorção.
Aula 18 – Projeto Plataforma – Parte I
- Adicionar plataformas móveis;
- Trabalhar com comportamentos: Plataforma, Física, Sólido e Senóide;
- Criar sprites animadas;
- Ativar a execução das sprites animadas;
- Configurar a câmera e a viewport;
- Aprimorar o efeito de câmera;
- Criar o Level 1;
- Fazer o jogador aparecer.
Aula 19 – Projeto Plataforma – Parte II
- Entender o que é HUD;
- Criar sistema de HUD;
- Configurar a apresentação da vida do jogador;
- Ativar a camada HUD e configurar a Barra de Progresso da Magia;
- Ajustar a apresentação das Moedas e das Chaves.
Aula 20 – Projeto Plataforma – Parte III
- Adicionar eventos e comportamentos para os objetos do tipo Moeda, Chave e Coração;
- Inserir novos objetos;
- Adicionar eventos e ações para o objeto do tipo baú;
- Criar e mover objetos do tipo Caixa.
Aula 21 – Projeto Plataforma – Parte IV
- Criar as armadilhas e os inimigos do jogo;
- Adicionar eventos aos inimigos.
Aula 22 – Projeto Plataforma – Parte V
- Criação de partículas;
- Inserir os efeitos de partículas ao jogo;
- Transformar a ParticulaCaveira em projétil;
- Configurar o personagem quando ele é atingido pelo projétil;
- Determinar o que acontece quando o jogador morre;
- Destruir todos os objetos da camada HUD;
- Adicionar um texto à camada HUD;
- Ajustar o momento que o TextoEspecial aparece.
Aula 23 – Projeto Plataforma – Parte VI
- Criar o layout do menu do jogo;
- Configurar o objeto Porta no Menu do jogo;
- Identificar os eventos que não devem ser executados no Menu;
- Adicionar os últimos detalhes do Menu.
Aula 24 – Projeto Plataforma – Parte VII
- Criar os níveis do game;
- Adicionar efeitos sonoros e músicas;
- Configurar as portas e definir o primeiro layout a ser visualizado no projeto;
- Ajustar os últimos detalhes do jogo;
- Exportar o projeto.