Kodu Game Lab
Kodu Game Lab
Ementa: O curso tem como objetivo oferecer uma introdução sobre lógica de programação e apresentar as ferramentas do programa Kodu Game Lab, para que o aluno possa desenvolver habilidades necessárias para a criação de jogos, de uma maneira bem interativa e fácil, sem precisar ser um programador profissional.
Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso é direcionado para pessoas que queiram aprender a programar games de uma maneira bem visual, fácil e descomplicada. O mercado de trabalho é voltado para o desenvolvimento de games em geral, seja como um produtor independente, freelancer ou, até mesmo, trabalhando para grandes empresas.
Carga horária: 8h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Descobrindo o Kodu Game Lab
- Compreender o que é lógica de programação;
- Aprender sobre programação;
- Compreender a importância do processo de escrita de um programa (software) de computador;
- Compreender o que é o Kodu Game Lab;
- Realizar o download e a instalação do Kodu Game Lab;
- Explorar o início do Kodu Game Lab.
Aula 2 – Explorando o Kodu – Parte I
- Conhecer na prática as ferramentas do jogo: Menu home, Jogar, Move câmara e Ferramenta de objeto;
- Conhecer os objetos do Kodu Game Lab;
- Trabalhar com a ferramenta de trajetos.
Aula 3 – Explorando o Kodu – Parte II
- Conhecer a ferramenta Pincel de Terreno e aprender a usar;
- Aprender como criar montanhas, vales e morros;
- Criar água;
- Entender a ferramenta Apagar objetos;
- Compreender as definições do mundo.
Aula 4 – Programando movimentos nos objetos
- Conhecer o menu de programação;
- Programar o movimento de um objeto;
- Programar os movimentos do Kodu, por meio das setas do teclado;
- Conhecer o menu de programação;
- Programar a agilidade do movimento e o ulo do objeto.
Aula 5 – Programando a pontuação do jogo
- Compreender o que é indentação;
- Adicionar os elementos do percurso: cycle e maçãs;
- Compreender o que é indentação;
- Programar a pontuação do jogo;
- Indentar os comandos.
Aula 6 – Jogo de corrida – Parte I
- Aumentar o terreno para construir uma pista de corrida;
- Criar uma pista e alterar sua altura;
- Adicionar objetos no terreno;
- Inserir um inimigo;
- Criar o cycle;
- Passar por terrenos diferentes.
Aula 7 – Jogo de corrida – Parte II
- Criar o adversário para o jogo;
- Adicionar cor ao personagem;
- Alterar os controles de movimento;
- Programar a vitória do cycle orange e a vitória do cycle blue.
Aula 8 – Faça mais com o Kodu
- Conhecer linhas de códigos para explodir o personagem;
- Entender o funcionamento de alguns comandos.