Adobe XD

Adobe XD

Ementa: O curso aborda a utilização do Adobe XD na criação de protótipos para dispositivos móveis e desktop. Este software conta com recursos avançados que ajudam na criação de telas para websites, sistemas, aplicativos e qualquer projeto que envolva design de interface e de experiência. Durante o curso, também serão abordados conceitos como protótipos, canvas, artboard, criação, estilização e configuração de botões, publicação de um protótipo, Design Thinking e MVP.

Mercado de trabalho: Abrange profissões ligadas ao design, por exemplo, um designer de interfaces, o qual não atua apenas na internet, mas também nas áreas de software e design industrial.

Carga horária: 10h

Conteúdo Programático

Aula 1 – Adobe XD

  • Aprender sobre o que é protótipo e entender sua função;
  • Compreender o que é UI e conhecer quais são os elementos que auxiliam no bom desenvolvimento;
  • Aprender o que é e a importância do design responsivo;
  • Entender o método de mentalidade Mobile First e o protótipo do Spotify;
  • Analisar o aplicativo Spotify.

Aula 2 – O que é Adobe XD?

  • Entender sobre a interface do Adobe XD;
  • Conhecer modos: Design e Protótipo;
  • Criar prancheta e objeto; 
  • Conhecer painéis: Controle, Ativos, Camadas e Visualização; 
  • Aprender a salvar;
  • Aprender o que é canvas
  • Entender o que é artboard e os dispositivos;
  • Criar pranchetas escolhendo dispositivos; 
  • Mover e alterar o tamanho e a orientação das pranchetas; 
  • Mudar a aparência (cor) das pranchetas; 
  • Configurar o zoom; 
  • Alterar o título das pranchetas; 
  • Alinhar as pranchetas e salvar.

Aula 3 – Ferramentas e grid

  • Conhecer as ferramentas do painel à esquerda da interface;
  • Criar objetos: elipse, polígono e linha; 
  • Utilizar ferramentas: caneta, texto, selecionar;
  • Aprender o que são grids e para o que servem; 
  • Conhecer as colunas e sua utilidade;
  • Ajustar grid e colunas.

Aula 4 – Utilizando o XD

  • Criar botões; 
  • Configurar altura, largura e rotação; 
  • Aplicar estilos;
  • Configurar a aparência dos botões;
  • Aprender sobre o que é tipografia e como aplicá-la corretamente nos trabalhos;
  • Inserir e configurar textos (Tipografia);
  • Aprender a diferença entre um wireframe no papel e digital;
  • Fazer o wireframe das telas do Spotify: Home, Player, Busca, Biblioteca e Artista.
  • Aprender sobre o Desfoque.

Aula 5 – Imagens e assets

  • Compreender sobre as imagens importadas no Adobe XD;
  • Entender o que são assets e como utilizá-los no Adobe XD;
  • Aprender a diferença entre uma imagem e um asset;
  • Importar imagens e assets do computador, do navegador e do Photoshop.
  • Aprender a utilizar máscara com forma;
  • Aprender a aplicar o ajuste responsivo no projeto; 
  • Entender como o ajuste automático funciona e, também, o manual.

Aula 6 – Componentes e Style Guide

  • Entender o que são componentes, suas funções e como podemos adicioná-los no XD;
  • Aprender o que é Guia de Estilos e sua importância;
  • Aprender sobre o Briefing
  • Apresentar o projeto Hooked Dates
  • Entender como é a estrutura de uma Style Guide;
  • Agrupar os elementos dos assets
  • Aprender a montar a Guia de Estilos do aplicativo Hooked Dates;
  • Aprender a transformar os assets em componentes: 
    • Entender o que isso significa; 
    • Ver como utilizá-los tanto na Guia de Estilos quanto na janela Ativos; 
    • Compreender o que é um componente mestre, instâncias e como reconhecê-los no XD; 
    • Entender que toda alteração feita no componente mestre refletirá em suas instâncias.
  • Entender a organização dos componentes do aplicativo Spotify.
  • Aprender a criar um Style Guide.

Aula 7 – Montando um layout

  • Compreender sobre a teoria das cores e suas combinações;
  • Entender a importância dos componentes e Style Guide;
  • Aprender o que é layout tangível e como aplicá-lo em um wireframe;
  • Aprender a criar, por meio do wireframe, o layout das telas Home e Login do app Hooked Dates;
  • Entender como montar o layout do Spotify, por meio do wireframe;
  • Preparar, com a ajuda do wireframe, o layout da tela Player do aplicativo Spotify.
  • Entender a aplicação de componentes e o Style Guide dentro do ambiente de um app.

Aula 8 – Protótipo de alta fidelidade

  • Entender o que é um projeto de prototipagem de alta fidelidade;
  • Aprender a diferença entre os recursos transition, overlay, auto-animate e comando por voz;
  • Criar interações e transições entre as pranchetas;
  • Compreender as interações do app Spotify;
  • Criar as interações e as transições entre as telas do Spotify;
  • Prototipar o layout entre as telas do aplicativo Spotify.

Aula 9 – Publicando o protótipo

  • Aprender sobre os tipos de publicações: 
    • Criar um link de acesso para a revisão do protótipo; 
    • Utilizar o link e realizar testes nas telas do aplicativo Spotify
    • Aprender a fazer comentários e a utilizar o recurso de apontar locais específicos.
  • Aprender sobre as formas de publicações e acessar os arquivos publicados;
  • Aprender a acessar protótipos de diferentes plataformas.

Aula 10 – Design Thinking e MVP

  • Compreender o que é a ferramenta Design Thinking;
  • Entender o conceito do pensamento Lean.
  • Aprender o que é MVP.

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