Adobe XD
Adobe XD
Ementa: O curso aborda a utilização do Adobe XD na criação de protótipos para dispositivos móveis e desktop. Este software conta com recursos avançados que ajudam na criação de telas para websites, sistemas, aplicativos e qualquer projeto que envolva design de interface e de experiência. Durante o curso, também serão abordados conceitos como protótipos, canvas, artboard, criação, estilização e configuração de botões, publicação de um protótipo, Design Thinking e MVP.
Mercado de trabalho: Abrange profissões ligadas ao design, por exemplo, um designer de interfaces, o qual não atua apenas na internet, mas também nas áreas de software e design industrial.
Carga horária: 10h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Adobe XD
- Aprender sobre o que é protótipo e entender sua função;
- Compreender o que é UI e conhecer quais são os elementos que auxiliam no bom desenvolvimento;
- Aprender o que é e a importância do design responsivo;
- Entender o método de mentalidade Mobile First e o protótipo do Spotify;
- Analisar o aplicativo Spotify.
Aula 2 – O que é Adobe XD?
- Entender sobre a interface do Adobe XD;
- Conhecer modos: Design e Protótipo;
- Criar prancheta e objeto;
- Conhecer painéis: Controle, Ativos, Camadas e Visualização;
- Aprender a salvar;
- Aprender o que é canvas;
- Entender o que é artboard e os dispositivos;
- Criar pranchetas escolhendo dispositivos;
- Mover e alterar o tamanho e a orientação das pranchetas;
- Mudar a aparência (cor) das pranchetas;
- Configurar o zoom;
- Alterar o título das pranchetas;
- Alinhar as pranchetas e salvar.
Aula 3 – Ferramentas e grid
- Conhecer as ferramentas do painel à esquerda da interface;
- Criar objetos: elipse, polígono e linha;
- Utilizar ferramentas: caneta, texto, selecionar;
- Aprender o que são grids e para o que servem;
- Conhecer as colunas e sua utilidade;
- Ajustar grid e colunas.
Aula 4 – Utilizando o XD
- Criar botões;
- Configurar altura, largura e rotação;
- Aplicar estilos;
- Configurar a aparência dos botões;
- Aprender sobre o que é tipografia e como aplicá-la corretamente nos trabalhos;
- Inserir e configurar textos (Tipografia);
- Aprender a diferença entre um wireframe no papel e digital;
- Fazer o wireframe das telas do Spotify: Home, Player, Busca, Biblioteca e Artista.
- Aprender sobre o Desfoque.
Aula 5 – Imagens e assets
- Compreender sobre as imagens importadas no Adobe XD;
- Entender o que são assets e como utilizá-los no Adobe XD;
- Aprender a diferença entre uma imagem e um asset;
- Importar imagens e assets do computador, do navegador e do Photoshop.
- Aprender a utilizar máscara com forma;
- Aprender a aplicar o ajuste responsivo no projeto;
- Entender como o ajuste automático funciona e, também, o manual.
Aula 6 – Componentes e Style Guide
- Entender o que são componentes, suas funções e como podemos adicioná-los no XD;
- Aprender o que é Guia de Estilos e sua importância;
- Aprender sobre o Briefing;
- Apresentar o projeto Hooked Dates;
- Entender como é a estrutura de uma Style Guide;
- Agrupar os elementos dos assets;
- Aprender a montar a Guia de Estilos do aplicativo Hooked Dates;
- Aprender a transformar os assets em componentes:
- Entender o que isso significa;
- Ver como utilizá-los tanto na Guia de Estilos quanto na janela Ativos;
- Compreender o que é um componente mestre, instâncias e como reconhecê-los no XD;
- Entender que toda alteração feita no componente mestre refletirá em suas instâncias.
- Entender a organização dos componentes do aplicativo Spotify.
- Aprender a criar um Style Guide.
Aula 7 – Montando um layout
- Compreender sobre a teoria das cores e suas combinações;
- Entender a importância dos componentes e Style Guide;
- Aprender o que é layout tangível e como aplicá-lo em um wireframe;
- Aprender a criar, por meio do wireframe, o layout das telas Home e Login do app Hooked Dates;
- Entender como montar o layout do Spotify, por meio do wireframe;
- Preparar, com a ajuda do wireframe, o layout da tela Player do aplicativo Spotify.
- Entender a aplicação de componentes e o Style Guide dentro do ambiente de um app.
Aula 8 – Protótipo de alta fidelidade
- Entender o que é um projeto de prototipagem de alta fidelidade;
- Aprender a diferença entre os recursos transition, overlay, auto-animate e comando por voz;
- Criar interações e transições entre as pranchetas;
- Compreender as interações do app Spotify;
- Criar as interações e as transições entre as telas do Spotify;
- Prototipar o layout entre as telas do aplicativo Spotify.
Aula 9 – Publicando o protótipo
- Aprender sobre os tipos de publicações:
- Criar um link de acesso para a revisão do protótipo;
- Utilizar o link e realizar testes nas telas do aplicativo Spotify;
- Aprender a fazer comentários e a utilizar o recurso de apontar locais específicos.
- Aprender sobre as formas de publicações e acessar os arquivos publicados;
- Aprender a acessar protótipos de diferentes plataformas.
Aula 10 – Design Thinking e MVP
- Compreender o que é a ferramenta Design Thinking;
- Entender o conceito do pensamento Lean.
- Aprender o que é MVP.
Você saibia? Alguns Cursos / Módulos podem ser comprados de forma individual (fora de um pacote de cursos). Caso este aqui esteja disponível para compra individual, você verá logo abaixo o preço e o botão de compra ?