Criando aplicativos mobile – Cordova
Criando aplicativos mobile – Cordova
Ementa: O curso tem como objetivo ensinar a desenvolver aplicativos para Android e iOS, complementando o conteúdo referente ao Ionic, ou seja, a parte mais visual dos aplicativos, de modo que, com o Cordova, ele poderá também, programar funções nativas de um dispositivo móvel, como câmera, GPS, entre outras. Para isso, o aprendizado passará por conceitos desde plugins, até a publicação de um aplicativo em uma loja oficial. Assim, o aluno estará apto a criar e publicar diferentes tipos de apps.
Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso é direcionado às pessoas que queiram aprender a desenvolver aplicativos com o Cordova, o qual, junto ao Ionic, é capaz de criar aplicativos tanto para o Android quanto para o iOS. O mercado de trabalho dessa área é bastante abrangente, de modo que as pessoas com a formação adequada podem atuar como produtores independentes, freelancers ou, até mesmo, trabalhar para grandes empresas de diversos ramos, já que o consumo de aplicativos para dispositivos móveis é grande e vem crescendo cada vez mais, fazendo com que diferentes negócios queiram ter seus próprios aplicativos para se aproximarem de seus clientes.
Carga horária: 11h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Android Studio
- Aprender como utilizar funções nativas de um dispositivo Android;
- Ver o que é preciso para instalar um emulador Android;
- Instalar o JAVA (JDK8) e o Android Studio;
- Abrir o emulador de um dispositivo Android;
- Trabalhar com funções nativas de um dispositivo Android.
Aula 2 – Plugin câmera e plugin image picker
- Entender como funciona o plugin de câmera e de armazenamento no dispositivo;
- Aprender, na prática, como usar os plugins da câmera e da galeria de imagens do dispositivo.
Aula 3 – cordova-plugin-globalization
- Conhecer o cordova-plugin-globalization;
- Aprender, na prática, os conceitos do cordova-plugin-globalization.
Aula 4 – Plugins do Cordova
- Conhecer os plugins do cordova: geolocation, device, Battery e network.
- Inserir plugins no app.
Aula 5 – Banco de dados
- Entender o que é um banco de dados;
- Conhecer como é inserido um banco de dados em uma aplicação;
- Entender o executeSql e o sqlBatch;
- Inserir uma lista no banco de dados.
Aula 6 – Projeto Alimente-se bem: cadastro
- Conhecer o componente entidade;
- Criar um formulário.
Aula 7 – Projeto Alimente-se bem: preparando a página inicial
- Conhecer a classe data e o plugin de gráfico;
- Preparar a Home para exibir o gráfico e algumas informações trazidas do banco de dados;
- Programar o botão da água para aparecer uma tela, no qual o usuário informa a quantidade de água ingerida:
- Fazer com que, conforme o usuário vai informando a quantidade bebida, o gráfico receba essa informação e o total de água seja somado e mostrado na tela.
Aula 8 – Projeto Alimente-se bem: criação da página Caloria
- Criar a página caloria e colocar todas as suas funcionalidades.
Aula 9 – Projeto Alimente-se bem: criação da página Diário
- Criar a página diário.
Aula 10 – Projeto Alimente-se bem: modificação do layout e geração da chave de assinatura
- Aprender a gerar um arquivo para publicação;
- Modificar o layout das páginas do aplicativo;
- Aprender a gerar chave de assinatura para o APK.
Aula 11 – Publicação de aplicativos
- Conhecer melhor o Google Play;
- Aprender a criar uma conta no Google Play Console;
- Publicar app no Google Play.
Você saibia? Alguns Cursos / Módulos podem ser comprados de forma individual (fora de um pacote de cursos). Caso este aqui esteja disponível para compra individual, você verá logo abaixo o preço e o botão de compra ?