Criando aplicativos mobile – Cordova

Criando aplicativos mobile – Cordova

 

Ementa: O curso tem como objetivo ensinar a desenvolver aplicativos para Android e iOS, complementando o conteúdo referente ao Ionic, ou seja, a parte mais visual dos aplicativos, de modo que, com o Cordova, ele poderá também, programar funções nativas de um dispositivo móvel, como câmera, GPS, entre outras. Para isso, o aprendizado passará por conceitos desde plugins, até a publicação de um aplicativo em uma loja oficial. Assim, o aluno estará apto a criar e publicar diferentes tipos de apps.

 

Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso é direcionado às pessoas que queiram aprender a desenvolver aplicativos com o Cordova, o qual, junto ao Ionic, é capaz de criar aplicativos tanto para o Android quanto para o iOS. O mercado de trabalho dessa área é bastante abrangente, de modo que as pessoas com a formação adequada podem atuar como produtores independentes, freelancers ou, até mesmo, trabalhar para grandes empresas de diversos ramos, já que o consumo de aplicativos para dispositivos móveis é grande e vem crescendo cada vez mais, fazendo com que diferentes negócios queiram ter seus próprios aplicativos para se aproximarem de seus clientes.

 

Carga horária: 11h

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 – Android Studio

  • Aprender como utilizar funções nativas de um dispositivo Android; 
  • Ver o que é preciso para instalar um emulador Android;
  • Instalar o JAVA (JDK8) e o Android Studio; 
  • Abrir o emulador de um dispositivo Android;
  • Trabalhar com funções nativas de um dispositivo Android.

 

Aula 2 – Plugin câmera e plugin image picker

  • Entender como funciona o plugin de câmera e de armazenamento no dispositivo;
  • Aprender, na prática, como usar os plugins da câmera e da galeria de imagens do dispositivo.

 

Aula 3 – cordova-plugin-globalization

  • Conhecer o cordova-plugin-globalization;
  • Aprender, na prática, os conceitos do cordova-plugin-globalization.

 

Aula 4 – Plugins do Cordova

  • Conhecer os plugins do cordova: geolocation, device, Battery e network. 
  • Inserir plugins no app.

 

Aula 5 – Banco de dados

  • Entender o que é um banco de dados;
  • Conhecer como é inserido um banco de dados em uma aplicação; 
  • Entender o executeSql e o sqlBatch; 
  • Inserir uma lista no banco de dados.

 

Aula 6 – Projeto Alimente-se bem: cadastro

  • Conhecer o componente entidade;
  • Criar um formulário.

 

Aula 7 – Projeto Alimente-se bem: preparando a página inicial

  • Conhecer a classe data e o plugin de gráfico;
  • Preparar a Home para exibir o gráfico e algumas informações trazidas do banco de dados; 
  • Programar o botão da água para aparecer uma tela, no qual o usuário informa a quantidade de água ingerida: 
    • Fazer com que, conforme o usuário vai informando a quantidade bebida, o gráfico receba essa informação e o total de água seja somado e mostrado na tela. 

 

Aula 8 – Projeto Alimente-se bem: criação da página Caloria

  • Criar a página caloria e colocar todas as suas funcionalidades.

 

Aula 9 – Projeto Alimente-se bem: criação da página Diário

  • Criar a página diário.

 

Aula 10 – Projeto Alimente-se bem: modificação do layout e geração da chave de assinatura

  • Aprender a gerar um arquivo para publicação;
  • Modificar o layout das páginas do aplicativo; 
  • Aprender a gerar chave de assinatura para o APK.

 

Aula 11 – Publicação de aplicativos

  • Conhecer melhor o Google Play;
  • Aprender a criar uma conta no Google Play Console;
  • Publicar app no Google Play.

Você saibia? Alguns Cursos / Módulos podem ser comprados de forma individual (fora de um pacote de cursos). Caso este aqui esteja disponível para compra individual, você verá logo abaixo o preço e o botão de compra ?

Valor total do curso

ou em
Carrinho de compras
Rolar para cima