Desenvolvimento de Games – 3D Módulo I

Desenvolvimento de Games 3D – Módulo I

 

Ementa: Atualmente, um dos mercados que mais cresce no país é o de games, e, se olharmos os gráficos de grande parte dos mais jogados, veremos que são incríveis e bem realistas, isso tudo graças aos recursos 3D. Um dos softwares próprios para desenvolver jogos desse tipo é a Unreal Engine, e é ela que será explorada neste curso. Ao longo de 24 aulas, serão abordados conceitos como adicionar e editar atores e componentes, manipular objetos 3D, adicionar recursos na engine, utilizar materiais, trabalhar com iluminação e efeitos de Post Process, utilizar blueprints, trabalhar com volumes e colisões, adicionar física aos objetos, criar partículas e utilizar músicas e efeitos sonoros.

 

Mercado de trabalho/Público-alvo: A área de desenvolvimento de games é um mercado que movimenta bilhões no Brasil, e os jogadores sempre estão em busca de novos desafios. Pensando nisso, esse curso é direcionado para quem busca atuar nesse mercado, seja como produtor independente (elaborando jogos de sua autoria), como freelancer (trabalhando por meio de contratos tanto para produtores independentes quanto para empresas) e ainda, para as pessoas que desejam trabalhar em uma grande corporação especializada em games.

 

Carga horária: 24h

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 – Conhecendo o mundo dos games 3D

  • Entender os que são jogos 3D; 
  • Conhecer o mercado e as profissões para esse ramo; 
  • Aprender os três tipos de jogos; 
  • Entender o que é game engine; 
  • Ver como funciona a ferramenta Unreal;
  • Criar uma conta na Epic Games; 
  • Baixar e instalar a Unreal Engine.

 

Aula 2 – Primeiros passos na Unreal

  • Conhecer a interface do launcher;
  • Conhecer o painel de criação de projetos e os templates da plataforma Unreal;
  • Criar e testar um projeto utilizando o template First Person; 
  • Aprender a utilizar as setas direcionais e o mouse para movimentar e controlar o personagem;
  • Conhecer os principais componentes da Unreal Engine;
  • Aprender a alterar o idioma da ferramenta.

 

Aula 3 – Atores e componentes

  • Entender o que são atores;
  • Conhecer o que são componentes;
  • Adicionar atores e componentes em um projeto;
  • Alterar as características dos atores;
  • Aprender a salvar um projeto.

 

Aula 4 – Editor de níveis

  • Compreender o que são gizmos, seus tipos e a funcionalidade de cada um deles;
  • Entender o que é manipulação de objetos 3D;
  • Aprender sobre as funções dos gizmos de movimentação, rotação e de escala;
  • Conhecer os controles de navegação e edição utilizados no Unreal;
  • Aprender a colocar um projeto criado como projeto inicial;
  • Compreender como inserir e alterar a localização de um ator;
  • Adicionar mais atores ao mapa;
  • Configurá-los a partir dos valores X, Y e Z;
  • Compreender como mexer na câmera e movimentar os gizmos.

 

Aula 5 – Migração, importação e exportação de arquivos – Parte I

  • Aprender o que são recursos e conhecer um em específico: material; 
  • Conhecer as três formas para adicionar um recurso na engine: Migração, Importação e Exportação. 
  • Realizar a migração e a importação de recursos;
  • Aprender como alterar materiais. 

 

Aula 6 – Migração, importação e exportação de arquivos – Parte II

  • Construir parte do ambiente do jogo; 
  • Aprender a aplicar os materiais e os modelos aos objetos; 
  • Realizar o processo de blocagem;
  • Continuar a construção do cenário do jogo; 
  • Adicionar objetos e alterar a sua posição e a escala. 

 

Aula 7 – Iluminação

  • Aprender sobre iluminação;
  • Adicionar atores;
  • Inserir efeito no ambiente e nos atores;
  • Adicionar atores de luz e efeitos; 
  • Inserir neblina e folhas no ambiente.

 

Aula 8 – Post Process

  • Conhecer o Post Process;
  • Adicionar atores de Post Process;
  • Adicionar mais atores do tipo Post Process ao mapa; 
  • Alterar a escala e a posição dos atores. 

 

Aula 9 – Blueprints

  • Conhecer a programação feita por meio do blueprint;
  • Ver os principais tipos de blueprints;
  • Entender duas áreas do blueprint: EventGraph e Construction Script; 
  • Aprender sobre nós, pins e eventos;
  • Aprender algumas maneiras de navegar pela área do blueprint;
  • Adicionar blueprints;
  • Inserir blueprints no projeto;
  • Continuar a criação de um game em primeira pessoa.

 

Aula 10 – Controles e Mapeamento de ações

  • Aprender a mapear teclas e botões;
  • Criar blueprints necessários para mover o personagem;
  • Entender, na prática, como adicionar movimento ao jogador;
  • Adicionar movimentos ao jogador. 

 

Aula 11 – Criação de mapas

  • Elaborar parte do cenário do game, utilizando alguns recursos que foram migrados em outras aulas;
  • Criar um ambiente noturno;
  • Planejar e preparar o mapa do jogo; 
  • Testar diversas formas de visualização a viewport em ambientes escuros. 

 

Aula 12 – Volumes e colisões

  • Entender o conceito de colisão e de volumes;
  • Adicionar volumes e colisões; 
  • Criar uma variável;
  • Utilizar nós;
  • Criar armadilhas;
  • Criar uma área de colisão e adicionar eventos a ela; 
  • Adicionar a variável Dano. 

 

Aula 13 – Interação com objetos – Parte I

  • Inserir um blueprint, do tipo ator, com o qual o jogador pode interagir e coletar um item;
  • Anexar blueprint para equipar uma arma no jogador. 

 

Aula 14 – Interação com objetos – Parte II

  • Aprender a disparar projéteis por meio de Blueprints; 
  • Transferir arquivos do tipo asset de um projeto para o outro utilizando as pastas do Windows;
  • Utilizar blueprints para adicionar movimento nos atores.

 

Aula 15 – Física dos objetos – Parte I

  • Conhecer o recurso Physics;
  • Adicionar mais atores ao mapa; 
  • Aplicar física nos objetos adicionados; 
  • Testar a física aplicada;
  • Criar outra armadilha, utilizando colisões e físicas;
  • Continuar a criação do dano da armadilha. 

 

Aula 16 – Física dos objetos – Parte II

  • Destruir armadilhas;
  • Criar armadilhas no percurso da plataforma; 
  • Adicionar uma ação que fará o jogador pular para o alto, o objeto plano ao projeto e outra luz;
  • Criar o blueprint para a plataforma; 
  • Adicionar o nó Timeline;
  • Criar pontos na Timeline;
  • Criar o mecanismo de ativação da plataforma, as variáveis Plataforma e Pedra e o mecanismo de ativação da plataforma.

 

Aula 17 – Interface nos jogos – Parte I

  • Conhecer os diferentes tipos de interface dos games; 
  • Aprender sobre Interfaces com Widget Blueprint; 
  • Adicionar elementos de interface no projeto e a barra de progresso do jogador; 
  • Configurar a cor da barra; 
  • Ajustar o valor de vida do jogador;
  • Programar o valor da barra de progresso; 
  • Adicionar e configurar o botão bind;
  • Adicionar o nó Create Widget na partida e o widget na viewport do jogador; 
  • Testar o funcionamento da barra de progresso.

 

Aula 18 – Interface nos jogos – Parte II

  • Adicionar outros elementos na interface do jogo e elementos que mostrem a quantidade de chaves e munições que o jogador possui; 
  • Adicionar imagens para representar esses elementos e melhorar a interface do jogo;
  • Configurar os elementos adicionados para que funcionem corretamente
  • Configurar elementos e imagens.

 

Aula 19 – Interface nos jogos – Parte III

  • Criar o blueprint da chave especial que o jogador coletará; 
  • Realizar algumas configurações para que a entrada de dados fique funcional quando o jogador estiver sobrepondo a área de colisão;
  • Configurar parte dos elementos da interface; 
  • Realizar algumas configurações no BP_Chave e adicionar uma cópia no mapa; 
  • Criar os Binds no blueprint da interface. 

 

Aula 20 – Partículas – Parte I

  • Compreender o que são partículas; 
  • Entender o que são partículas na Unreal Engine; 
  • Aprender o que são sistema, materiais e emissor de partículas;
  • Adicionar e configurar partículas no projeto.

 

Aula 21 – Partículas – Parte II

  • Adicionar novos módulos no sistema de partículas do ProjetoPuzzle;
  • Adicionar um novo emissor de partículas ao projeto e realizar as configurações necessárias. 

 

Aula 22 – Partículas – Parte III

  • Criar um blueprint do tipo ator para a partícula; 
  • Ajustar parte visual e os componentes desse ator;
  • Adicionar nós e variável; 
  • Fazer um mecanismo piscar;
  • Criar uma segunda plataforma no jogo que será ativada junto ao mecanismo: Duplicar Blueprint e Criar variável;
  • Dar funcionalidade aos eventos já adicionados, programando o que acontece quando ocorrer um disparo no mecanismo. 

 

Aula 23 – Efeitos sonoros

  • Compreender a diferença entre músicas e efeitos sonoros;
  • Conhecer o arquivo Explosion_Cue; 
  • Adicionar sons de fogo ao projeto;
  • Adicionar efeitos de áudios nos atores BP_Armadilha1, BP_Armadilha2 e BP_Pilar, por meio da configuração de seus blueprints;
  • Adicionar efeitos sonoros aos blueprints. 

 

Aula 24 – Finalizando o game

  • Realizar alguns ajustes no projeto: Adicionar mais cópias do blueprint BP_Chave e criar um blueprint de munição para ser coletado durante a partida;
  • Adicionar um blueprint de interface, para dar uma mecânica nova no jogo;
  • Criar a animação de um clarão;
  • Criar um evento para o final do jogo: Adicionar nó que executará a animação de um clarão e  um áudio na sequência. 
  • Adicionar o último blueprint no projeto, que será responsável por determinar o fim do jogo.

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