Desenvolvimento de Games – 3D Módulo I
Desenvolvimento de Games 3D – Módulo I
Ementa: Atualmente, um dos mercados que mais cresce no país é o de games, e, se olharmos os gráficos de grande parte dos mais jogados, veremos que são incríveis e bem realistas, isso tudo graças aos recursos 3D. Um dos softwares próprios para desenvolver jogos desse tipo é a Unreal Engine, e é ela que será explorada neste curso. Ao longo de 24 aulas, serão abordados conceitos como adicionar e editar atores e componentes, manipular objetos 3D, adicionar recursos na engine, utilizar materiais, trabalhar com iluminação e efeitos de Post Process, utilizar blueprints, trabalhar com volumes e colisões, adicionar física aos objetos, criar partículas e utilizar músicas e efeitos sonoros.
Mercado de trabalho/Público-alvo: A área de desenvolvimento de games é um mercado que movimenta bilhões no Brasil, e os jogadores sempre estão em busca de novos desafios. Pensando nisso, esse curso é direcionado para quem busca atuar nesse mercado, seja como produtor independente (elaborando jogos de sua autoria), como freelancer (trabalhando por meio de contratos tanto para produtores independentes quanto para empresas) e ainda, para as pessoas que desejam trabalhar em uma grande corporação especializada em games.
Carga horária: 24h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Conhecendo o mundo dos games 3D
- Entender os que são jogos 3D;
- Conhecer o mercado e as profissões para esse ramo;
- Aprender os três tipos de jogos;
- Entender o que é game engine;
- Ver como funciona a ferramenta Unreal;
- Criar uma conta na Epic Games;
- Baixar e instalar a Unreal Engine.
Aula 2 – Primeiros passos na Unreal
- Conhecer a interface do launcher;
- Conhecer o painel de criação de projetos e os templates da plataforma Unreal;
- Criar e testar um projeto utilizando o template First Person;
- Aprender a utilizar as setas direcionais e o mouse para movimentar e controlar o personagem;
- Conhecer os principais componentes da Unreal Engine;
- Aprender a alterar o idioma da ferramenta.
Aula 3 – Atores e componentes
- Entender o que são atores;
- Conhecer o que são componentes;
- Adicionar atores e componentes em um projeto;
- Alterar as características dos atores;
- Aprender a salvar um projeto.
Aula 4 – Editor de níveis
- Compreender o que são gizmos, seus tipos e a funcionalidade de cada um deles;
- Entender o que é manipulação de objetos 3D;
- Aprender sobre as funções dos gizmos de movimentação, rotação e de escala;
- Conhecer os controles de navegação e edição utilizados no Unreal;
- Aprender a colocar um projeto criado como projeto inicial;
- Compreender como inserir e alterar a localização de um ator;
- Adicionar mais atores ao mapa;
- Configurá-los a partir dos valores X, Y e Z;
- Compreender como mexer na câmera e movimentar os gizmos.
Aula 5 – Migração, importação e exportação de arquivos – Parte I
- Aprender o que são recursos e conhecer um em específico: material;
- Conhecer as três formas para adicionar um recurso na engine: Migração, Importação e Exportação.
- Realizar a migração e a importação de recursos;
- Aprender como alterar materiais.
Aula 6 – Migração, importação e exportação de arquivos – Parte II
- Construir parte do ambiente do jogo;
- Aprender a aplicar os materiais e os modelos aos objetos;
- Realizar o processo de blocagem;
- Continuar a construção do cenário do jogo;
- Adicionar objetos e alterar a sua posição e a escala.
Aula 7 – Iluminação
- Aprender sobre iluminação;
- Adicionar atores;
- Inserir efeito no ambiente e nos atores;
- Adicionar atores de luz e efeitos;
- Inserir neblina e folhas no ambiente.
Aula 8 – Post Process
- Conhecer o Post Process;
- Adicionar atores de Post Process;
- Adicionar mais atores do tipo Post Process ao mapa;
- Alterar a escala e a posição dos atores.
Aula 9 – Blueprints
- Conhecer a programação feita por meio do blueprint;
- Ver os principais tipos de blueprints;
- Entender duas áreas do blueprint: EventGraph e Construction Script;
- Aprender sobre nós, pins e eventos;
- Aprender algumas maneiras de navegar pela área do blueprint;
- Adicionar blueprints;
- Inserir blueprints no projeto;
- Continuar a criação de um game em primeira pessoa.
Aula 10 – Controles e Mapeamento de ações
- Aprender a mapear teclas e botões;
- Criar blueprints necessários para mover o personagem;
- Entender, na prática, como adicionar movimento ao jogador;
- Adicionar movimentos ao jogador.
Aula 11 – Criação de mapas
- Elaborar parte do cenário do game, utilizando alguns recursos que foram migrados em outras aulas;
- Criar um ambiente noturno;
- Planejar e preparar o mapa do jogo;
- Testar diversas formas de visualização a viewport em ambientes escuros.
Aula 12 – Volumes e colisões
- Entender o conceito de colisão e de volumes;
- Adicionar volumes e colisões;
- Criar uma variável;
- Utilizar nós;
- Criar armadilhas;
- Criar uma área de colisão e adicionar eventos a ela;
- Adicionar a variável Dano.
Aula 13 – Interação com objetos – Parte I
- Inserir um blueprint, do tipo ator, com o qual o jogador pode interagir e coletar um item;
- Anexar blueprint para equipar uma arma no jogador.
Aula 14 – Interação com objetos – Parte II
- Aprender a disparar projéteis por meio de Blueprints;
- Transferir arquivos do tipo asset de um projeto para o outro utilizando as pastas do Windows;
- Utilizar blueprints para adicionar movimento nos atores.
Aula 15 – Física dos objetos – Parte I
- Conhecer o recurso Physics;
- Adicionar mais atores ao mapa;
- Aplicar física nos objetos adicionados;
- Testar a física aplicada;
- Criar outra armadilha, utilizando colisões e físicas;
- Continuar a criação do dano da armadilha.
Aula 16 – Física dos objetos – Parte II
- Destruir armadilhas;
- Criar armadilhas no percurso da plataforma;
- Adicionar uma ação que fará o jogador pular para o alto, o objeto plano ao projeto e outra luz;
- Criar o blueprint para a plataforma;
- Adicionar o nó Timeline;
- Criar pontos na Timeline;
- Criar o mecanismo de ativação da plataforma, as variáveis Plataforma e Pedra e o mecanismo de ativação da plataforma.
Aula 17 – Interface nos jogos – Parte I
- Conhecer os diferentes tipos de interface dos games;
- Aprender sobre Interfaces com Widget Blueprint;
- Adicionar elementos de interface no projeto e a barra de progresso do jogador;
- Configurar a cor da barra;
- Ajustar o valor de vida do jogador;
- Programar o valor da barra de progresso;
- Adicionar e configurar o botão bind;
- Adicionar o nó Create Widget na partida e o widget na viewport do jogador;
- Testar o funcionamento da barra de progresso.
Aula 18 – Interface nos jogos – Parte II
- Adicionar outros elementos na interface do jogo e elementos que mostrem a quantidade de chaves e munições que o jogador possui;
- Adicionar imagens para representar esses elementos e melhorar a interface do jogo;
- Configurar os elementos adicionados para que funcionem corretamente
- Configurar elementos e imagens.
Aula 19 – Interface nos jogos – Parte III
- Criar o blueprint da chave especial que o jogador coletará;
- Realizar algumas configurações para que a entrada de dados fique funcional quando o jogador estiver sobrepondo a área de colisão;
- Configurar parte dos elementos da interface;
- Realizar algumas configurações no BP_Chave e adicionar uma cópia no mapa;
- Criar os Binds no blueprint da interface.
Aula 20 – Partículas – Parte I
- Compreender o que são partículas;
- Entender o que são partículas na Unreal Engine;
- Aprender o que são sistema, materiais e emissor de partículas;
- Adicionar e configurar partículas no projeto.
Aula 21 – Partículas – Parte II
- Adicionar novos módulos no sistema de partículas do ProjetoPuzzle;
- Adicionar um novo emissor de partículas ao projeto e realizar as configurações necessárias.
Aula 22 – Partículas – Parte III
- Criar um blueprint do tipo ator para a partícula;
- Ajustar parte visual e os componentes desse ator;
- Adicionar nós e variável;
- Fazer um mecanismo piscar;
- Criar uma segunda plataforma no jogo que será ativada junto ao mecanismo: Duplicar Blueprint e Criar variável;
- Dar funcionalidade aos eventos já adicionados, programando o que acontece quando ocorrer um disparo no mecanismo.
Aula 23 – Efeitos sonoros
- Compreender a diferença entre músicas e efeitos sonoros;
- Conhecer o arquivo Explosion_Cue;
- Adicionar sons de fogo ao projeto;
- Adicionar efeitos de áudios nos atores BP_Armadilha1, BP_Armadilha2 e BP_Pilar, por meio da configuração de seus blueprints;
- Adicionar efeitos sonoros aos blueprints.
Aula 24 – Finalizando o game
- Realizar alguns ajustes no projeto: Adicionar mais cópias do blueprint BP_Chave e criar um blueprint de munição para ser coletado durante a partida;
- Adicionar um blueprint de interface, para dar uma mecânica nova no jogo;
- Criar a animação de um clarão;
- Criar um evento para o final do jogo: Adicionar nó que executará a animação de um clarão e um áudio na sequência.
- Adicionar o último blueprint no projeto, que será responsável por determinar o fim do jogo.