Minecraft

Minecraft

 

Ementa: Ao longo do curso, você conhecerá conceitos básicos do jogo e também terá uma introdução à linguagem Python, por meio da qual aprenderá a criar seus próprios itens dentro do Minecraft, como casas, fontes, vilarejos, minigames e muito mais.

 

Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso é direcionado tanto para pessoas que queiram aperfeiçoar a maneira de jogar no Minecraft quanto para aquelas que desejam tornar-se criadoras de conteúdo para o jogo, uma vez que, nele, é bem comum ter construções, como castelos, ilhas e, até mesmo, coisas mais simples, como novos trajes para os avatares.

 

Carga horária: 12h

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 – Introdução ao Minecraft

  • Fazer o download do Minecraft e aprender a instalar o jogo, alterar o idioma e iniciar um mundo;
  • Aprender alguns comandos básicos do game; 
  • Conhecer alguns elementos da interface do jogo; 
  • Compreender cada item da janela de criação de materiais;
  • Coletar blocos de madeira para a criação das tábuas de carvalho;
  • Construir a bancada de trabalho com as tábuas de carvalho;
  • Construir os gravetos utilizando a bancada de trabalho e uma picareta;
  • Criação do machado;
  • Coletar blocos de areia e blocos de carvão;
  • Criar uma fornalha e queimar a areia na fornalha;
  • Criar painéis de vidro na bancada de trabalho.

 

Aula 2 – Circuitos Lógicos com Redstone – Parte I

  • Aprender sobre o Redstone;
  • Entender os circuitos lógicos and, or e not;
  • Aprender a entrar no Modo Criativo do jogo;
  • Aprender a preparar o inventário e alguns comandos úteis no Modo Criativo;
  • Aprender como ativar os comandos e desabilitar monstros;
  • Entender sobre o Redstone;
  • Aprender sobre os Circuitos lógicos; 
  • Conhecer o inventário no modo Criativo; 
  • Aprender alguns comandos; 
  • Criar blocos OR, AND e NOT; 
  • Desenvolver o projeto de automatização residencial.

 

Aula 3 – Circuitos Lógicos com Redstone – Parte II

  • Aprender sobre Pó e Repetidor de Redstone;
  • Criar uma entrada secreta e uma ponte levadiça.

 

Aula 4 – Introdução à programação com Python

  • Apresentar a linguagem de programação chamada Python;
  • Aprender a instalar o Python e a instalar o Java;
  • Baixar e instalar o API para Minecraft e Python
  • Iniciar o servidor Spigot;
  • Recuperar o mundo criado; 
  • Realizar algumas configurações do servidor local;
  • Aprender a acessar a IDLE do Python e o editor de textos dele;
  • Entender como funciona a programação na IDLE do Python
  • Testar uma programação no editor de textos do Python;
  • Aprender o que são variáveis e como criá-las no Python;
  • Introdução à programação com Python
  • Aprender os princípios de programação – Variáveis; 
  • Teleportar com variáveis.

 

Aula 5 – Construções com operações matemáticas

  • Conhecer os operadores aritméticos;
  • Entender o funcionamento dos operadores de atribuição;
  • Aprender a criar Blocos, um cubo de vidro e um pilar.
  • Aprender a utilizar parâmetros de estado;
  • Construir uma casa utilizando programação.

 

Aula 6 – Conversando por Strings

  • Conhecer as strings e as variáveis de texto;
  • Conhecer o operador de concatenação;
  • Encontrar erros no código;
  • Utilizar strings no Minecraft;
  • Utilizar o comando input para inserir textos na tela do Minecraft;
  • Utilizar o comando input para pegar como entrada o ID de um bloco e criá-lo na posição do jogador;
  • Conhecer as strings e as variáveis de texto; 
  • Entender o operador de concatenação; 
  • Aprender a encontrar erros no código; 
  • Montar um Chat Bot.

 

Aula 7 – Booleanos e Condicionais

  • Conhecer as variáveis booleanas;
  • Entender o que são condições e suas classificações;
  • Conhecer a estrutura condicional if, alguns operadores de comparação, a estrutura condicional if e else e a estrutura condicional elif.
  • Construir uma piscina; 
  • Utilizar condições if, and e else;
  • Conhecer as variáveis booleanas; 
  • Aprender sobre condições; 
  • Entender as estruturas condicionais if, else e elif; 
  • Criar código para pesquisar se o jogador está em casa e para que o bot pegue um bloco.

 

Aula 8 – Estruturas de repetição

  • Aprender sobre:
    • O laço de repetição for;
    • Os laços de repetição for e range;
    • O laço de repetição while;
    • Como criar um laço de repetição infinito com o while;
    • O uso de laços de repetição com estruturas condicionais;
    • A utilização de repetições para criar flores por onde o jogador caminhar;
    • A utilização de repetições para criar pirâmides dentro do Minecraft;
  • Entender o que são laços de repetição; 
  • Desenvolver uma pista de dança.

 

Aula 9 – Funções

  • Entender o que são funções;
  • Entender como podemos usar funções com estruturas condicionais, laços de repetição e dentro de outras funções;
  • Criar árvores utilizando funções;
  • Criar função para mover um bloco aleatoriamente; 
  • Conhecer as variáveis globais;
  • Entender as funções; 
  • Criar um vilarejo utilizando funções.

 

Aula 10 – Listas

  • Aprender sobre listas e a buscar um item específico em uma lista;
  • Aprender a somar e a multiplicar listas; 
  • Ver como é feito para descobrir o tamanho de uma lista;
  • Aprender a utilizar estrutura de repetição para exibir os itens de uma lista um a um;
  •  Aprender a criar e acessar uma matriz em Python;
  • Criar listas; 
  • Utilizar listas dentro do Minecraft; 
  • Desenvolver um projeto de detecção de acertos.

 

Aula 11 – Minigame

  • Aprender sobre Minigames no Minecraft: Genius;
  • Entender a relação do minigame com o Minecraft; 
  • Criar um Genius; 
  • Conhecer alguns cuidados durante a execução dos comandos.

 

Aula 12 – Desafio: seu próprio Mini-game

  • Criar minigames no Minecraft: Caça ao tesouro e Corrida de botes.

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Valor total do curso

R$ 29,66

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