Minecraft
Minecraft
Ementa: Ao longo do curso, você conhecerá conceitos básicos do jogo e também terá uma introdução à linguagem Python, por meio da qual aprenderá a criar seus próprios itens dentro do Minecraft, como casas, fontes, vilarejos, minigames e muito mais.
Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso é direcionado tanto para pessoas que queiram aperfeiçoar a maneira de jogar no Minecraft quanto para aquelas que desejam tornar-se criadoras de conteúdo para o jogo, uma vez que, nele, é bem comum ter construções, como castelos, ilhas e, até mesmo, coisas mais simples, como novos trajes para os avatares.
Carga horária: 12h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Introdução ao Minecraft
- Fazer o download do Minecraft e aprender a instalar o jogo, alterar o idioma e iniciar um mundo;
- Aprender alguns comandos básicos do game;
- Conhecer alguns elementos da interface do jogo;
- Compreender cada item da janela de criação de materiais;
- Coletar blocos de madeira para a criação das tábuas de carvalho;
- Construir a bancada de trabalho com as tábuas de carvalho;
- Construir os gravetos utilizando a bancada de trabalho e uma picareta;
- Criação do machado;
- Coletar blocos de areia e blocos de carvão;
- Criar uma fornalha e queimar a areia na fornalha;
- Criar painéis de vidro na bancada de trabalho.
Aula 2 – Circuitos Lógicos com Redstone – Parte I
- Aprender sobre o Redstone;
- Entender os circuitos lógicos and, or e not;
- Aprender a entrar no Modo Criativo do jogo;
- Aprender a preparar o inventário e alguns comandos úteis no Modo Criativo;
- Aprender como ativar os comandos e desabilitar monstros;
- Entender sobre o Redstone;
- Aprender sobre os Circuitos lógicos;
- Conhecer o inventário no modo Criativo;
- Aprender alguns comandos;
- Criar blocos OR, AND e NOT;
- Desenvolver o projeto de automatização residencial.
Aula 3 – Circuitos Lógicos com Redstone – Parte II
- Aprender sobre Pó e Repetidor de Redstone;
- Criar uma entrada secreta e uma ponte levadiça.
Aula 4 – Introdução à programação com Python
- Apresentar a linguagem de programação chamada Python;
- Aprender a instalar o Python e a instalar o Java;
- Baixar e instalar o API para Minecraft e Python;
- Iniciar o servidor Spigot;
- Recuperar o mundo criado;
- Realizar algumas configurações do servidor local;
- Aprender a acessar a IDLE do Python e o editor de textos dele;
- Entender como funciona a programação na IDLE do Python;
- Testar uma programação no editor de textos do Python;
- Aprender o que são variáveis e como criá-las no Python;
- Introdução à programação com Python;
- Aprender os princípios de programação – Variáveis;
- Teleportar com variáveis.
Aula 5 – Construções com operações matemáticas
- Conhecer os operadores aritméticos;
- Entender o funcionamento dos operadores de atribuição;
- Aprender a criar Blocos, um cubo de vidro e um pilar.
- Aprender a utilizar parâmetros de estado;
- Construir uma casa utilizando programação.
Aula 6 – Conversando por Strings
- Conhecer as strings e as variáveis de texto;
- Conhecer o operador de concatenação;
- Encontrar erros no código;
- Utilizar strings no Minecraft;
- Utilizar o comando input para inserir textos na tela do Minecraft;
- Utilizar o comando input para pegar como entrada o ID de um bloco e criá-lo na posição do jogador;
- Conhecer as strings e as variáveis de texto;
- Entender o operador de concatenação;
- Aprender a encontrar erros no código;
- Montar um Chat Bot.
Aula 7 – Booleanos e Condicionais
- Conhecer as variáveis booleanas;
- Entender o que são condições e suas classificações;
- Conhecer a estrutura condicional if, alguns operadores de comparação, a estrutura condicional if e else e a estrutura condicional elif.
- Construir uma piscina;
- Utilizar condições if, and e else;
- Conhecer as variáveis booleanas;
- Aprender sobre condições;
- Entender as estruturas condicionais if, else e elif;
- Criar código para pesquisar se o jogador está em casa e para que o bot pegue um bloco.
Aula 8 – Estruturas de repetição
- Aprender sobre:
- O laço de repetição for;
- Os laços de repetição for e range;
- O laço de repetição while;
- Como criar um laço de repetição infinito com o while;
- O uso de laços de repetição com estruturas condicionais;
- A utilização de repetições para criar flores por onde o jogador caminhar;
- A utilização de repetições para criar pirâmides dentro do Minecraft;
- Entender o que são laços de repetição;
- Desenvolver uma pista de dança.
Aula 9 – Funções
- Entender o que são funções;
- Entender como podemos usar funções com estruturas condicionais, laços de repetição e dentro de outras funções;
- Criar árvores utilizando funções;
- Criar função para mover um bloco aleatoriamente;
- Conhecer as variáveis globais;
- Entender as funções;
- Criar um vilarejo utilizando funções.
Aula 10 – Listas
- Aprender sobre listas e a buscar um item específico em uma lista;
- Aprender a somar e a multiplicar listas;
- Ver como é feito para descobrir o tamanho de uma lista;
- Aprender a utilizar estrutura de repetição para exibir os itens de uma lista um a um;
- Aprender a criar e acessar uma matriz em Python;
- Criar listas;
- Utilizar listas dentro do Minecraft;
- Desenvolver um projeto de detecção de acertos.
Aula 11 – Minigame
- Aprender sobre Minigames no Minecraft: Genius;
- Entender a relação do minigame com o Minecraft;
- Criar um Genius;
- Conhecer alguns cuidados durante a execução dos comandos.
Aula 12 – Desafio: seu próprio Mini-game
- Criar minigames no Minecraft: Caça ao tesouro e Corrida de botes.