Modelagem 3D

Modelagem 3D

 

Ementa: Este curso é a porta de entrada para o universo 3D, preparando o aluno para o trabalho com efeitos de refração e reflexão, transformação de objetos, cinética e seus tipos, animação humana e de robô, iluminação, objetos 3D com imagens, cenários, cenas de saltos, estrutura da malha, efeitos de fogo e fumaça, texturas e muito mais.

 

Mercado de trabalho: Os conhecimentos adquiridos com o curso se aplicam para quem deseja atuar com arquitetura, design, engenharia, entretenimento, entre muitos outros.

 

Carga horária: 32h

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 – Conhecendo os 3DS Max

  • Conhecer as Viewports e as barras de ferramentas presentes no 3ds Max 2012; 
  • Aprender a abrir um arquivo existente no computador; 
  • Entender como funciona as coordenadas dos eixos X, Y, Z movimentando um objeto na cena; 
  • Conhecer as ferramentas Select and Move, Zoom e Orbit Sub Object;
  • Aprender a trabalhar com apenas uma Viewport na tela;
  • Aprender a rotacionar objetos;
  • Renderizar o projeto final. 

 

Aula 2 – Começando a desenhar com o 3DS MAX 2012

  • Entender a importância dos objetos primários;
  • Criar e apagar objetos primários do 3Ds (Sphere, cube, cone, etc…);
  • Construir um boneco de neve com os objetos primários;
  • Trabalhar com a ferramenta Select Object para duplicar e agrupar objetos;
  • Conhecer o View Cube (orientação das vistas).
  • Conhecer os objetos Foliege;
  • Aprender sobre a ferramenta Mirror;
  • Conhecer as propriedades da janela Mirror: Screen Coordinates.

 

Aula 3 – Trabalhando com texturas

  • Conhecer a janela Slate Material Editor e o Sample Slots; 
  • Trabalhar com Assign Material to Selection; 
  • Usar a ferramenta Bump para deixar a coluna com relevos maiores em suas divisórias; 
  • Aprender a aumentar e diminuir o número de repetições de Maps;
  • Aprender a ativar a opção Shaded Material in Viewport.

 

Aula 4 – Aprendendo a criar efeitos de refração e reflexão

  • Aprender o que é Reflexão e Refração;
  • Conhecer todas as ferramentas que compõem o Seletor de cor;
  • Trabalhar com a opção Opacyt;
  • Conhecer o Maps Falloff;
  • Usar a opção Refraction para dar efeitos de reflexão no objeto;
  • Adicionar o maps Raytrace para auxiliar nas características de reflexão;
  • Utilizar o Compact Material Editor;
  • Criar um material com aparência de vidro.

 

Aula 5 – Transformando objetos

  • Aprender a carregar gabaritos na Viewport; 
  • Conhecer o modificador Edit Poly;
  • Trabalhar com os sub-objetos: Vertex e Polygons;
  • Aprender sobre o editor de malha Extrude;
  • Trabalhar com o editor de malha Attach.

 

Aula 6 – Transformando objetos (modelagem) – Parte II

  • Exercitar o trabalho com o modificador Edit Poly;
  • Trabalhar o subobjeto Polígono;
  • Trabalhar com a Edição da malha (Outline e Inset);
  • Concluir a criação da perna do robô de modelagem.

 

Aula 7 – Reforçando conceitos I – Modelagem

  • Trabalhar com a criação do objeto Cylinder;
  • Usar o Editor de materiais;
  • Conceito de modelagem.

 

Aula 8 – Dando vida ao trabalho – Trabalhando com hierarquia e pivot points

  • Trabalhar com a opção Pivot (Affect Pivot Only e Center to Object);
  • Conhecer a ferramenta Select and Link;
  • Ajustar os Pivot Points e estabelecer a hierarquia.

 

Aula 9 – Dando vida ao trabalho II – Aplicando cinemática ao robô

  • Aprender sobre o que é cinemática e seus tipos: Direta e Inversa;
  • Adicionar IK Solvers; 
  • Inserir objetos Dummy;
  • Aprender a fazer uma peça.

 

Aula 10 – Aprendendo a aplicar múltiplos materiais a objetos e elaborando a animação do robô

  • Conhecer e usar o material Multi/Sub-Object;
  • Aprender como criar ID aos subobjetos do robô;
  • Realizar a animação do robô;
  • Aprender a inserir áudio na linha do tempo;
  • Transformar a animação em vídeo.

 

Aula 11 – Trabalhando com iluminação

  • Aplicar iluminação diurna em um cenário através da ferramenta Omni;
  • Inserir sombra no cenário;
  • Transformar o mesmo cenário em um ambiente noturno, utilizar a ferramenta Target Spot;
  • Trabalhar com o painel Atmosphere & Effects.

 

Aula 12 – Reforçando conceitos II – Elaborando o projeto de um robô androide

  • Posicionar os pontos pivôs das peças que compõem o robô;
  • Realizar a ligação de cada membro;
  • Inserir o objeto IK para os braços e pernas;
  • Adicionar Dummys e ligando-os a objetos responsáveis pelos movimentos do androide;
  • Realizar a animação da caminhada do robô no cenário;
  • Adicionar som na linha do tempo;
  • Criar a iluminação do ambiente para simular o pôr-do-sol mostrado na imagem de fundo.

 

Aula 13 – Interagindo objetos 3D com imagens

  • Criando uma Camera Match;
  • Importando um Objeto; 
  • Entendendo e aplicando o material Matte/Shadow;
  • Inserir um bule sobre a mesa.

 

Aula 14 – Movimentos humanos – Parte I – Elaborando o salto mortal

  • Inserir o objeto Biped;
  • Aplicar os movimentos através da guia Motion;
  • Conhecer o botão Footstep Mode (Walk, Run e Jump);
  • Trabalhar com as propriedades Airborne e 2 Feet Down;
  • Utilizar o botão Symmetrical; 
  • Usar a opção Bend Links Mode; 
  • Conhecer o botão Body Rotation.
  • Aumentar o tempo da animação; 
  • Aprender salvar somente a animação do movimento pronto.

 

Aula 15 – Movimentos humanos – Parte II – Preparando a estrutura do mascote

  • Trabalhar com as propriedades Freeze, Hide e See-Throught;
  • Conhecer o modo Figure Mode;
  • Aprender a salvar a figura da estrutura do Biped;
  • Aprender a carregar a figura da estrutura do Biped à malha do mascote.

 

Aula 16 – Movimentos humanos – Parte III – Aprendendo a vincular à malha do mascote

  • Trabalhar com as propriedades See-Through e Hide;
  • Entender o botão Figure Mode ativo;
  • Aprender a usar o modificador Physique e seu sub-objeto na malha;
  • Conhecer as opções Deformable e Rigid.

 

Aula 17 – Movimentos humanos – Parte VI: Trabalhando no cenário e aprendendo a mudar expressões do mascote

  • Importar o mascote no cenário; 
  • Aprender a unir a cauda da raposa à estrutura da malha; 
  • Trazer o movimento do salto ao mascote e posicionando os passos na trave olímpica;
  • Alterar a expressão do mascote através do modificador Morpher; 
  • Elaborar animações.

 

Aula 18 – Movimentos humanos – Final: Dirigindo as cenas do salto através de câmeras

  • Aprender usar a câmera Target;
  • Conhecer as lentes Grandes-Angulares e Teleobjetivas;
  • Conhecer as filmagens: Close-up, Superclose e Plano de Detalhe; 
  • Utilizar o recurso Show Safe Frames; 
  • Transformar a animação em vídeo através do Render Setup; 
  • Aprender a usar as ferramentas Truck Camera, Orbit Camera e Dolly Camera;
  • Utilizar o programa Windows Live Movie Maker.

 

Aula 19 – Reforçando conceitos III – Parte 1 – Preparando a estrutura da malha

  • Deixar a malha do urso transparente e protegida;
  • Inserir o objeto Biped e moldá-lo com a malha.

 

Aula 20 – Reforçando conceitos III – Parte 2 – Preparando as cenas do vídeo

  • Adicionar um conjunto de pegadas da caminhada;
  • Configurar a quantidade de frames da animação;
  • Trabalhar com o modificador de expressões; 
  • Criar a filmagem da Cena1.

 

Aula 21 – Trabalhando com o efeito fogo

  • Conhecer a subcategoria Atmospheric Apparatus; 
  • Aprender e criar o efeito Fire Effect;
  • Aplicação de Gizmos.

 

Aula 22 – Criando um efeito de fumaça

  • Criar um sistema de partículas utilizando a opção Super Spray;
  • Usar a opção Mesh para converter o a sistema em um objeto de malha; 
  • Conhecer o painel Particle Generation utilizando diversas propriedades do mesmo; 
  • Criar um material para dar a forma de fumaça ao sistema, entendendo como a opção Gradient Parameters funciona; 
  • Aumentar a complexidade e detalhe do material utilizando as opções da guia Noise;
  • Alinhar o sistema de partículas com o ônibus espacial.

 

Aula 23 – Trabalhando com animação e efeitos

  • Conhecer a categoria Deflectors;
  • Utilizar a categoria Forces;
  • Alterar brilho da animação e renderizar vídeo.

 

Aula 24 – Reforçando conceitos IV – Ônibus espacial após seu lançamento

  • Criar Gizmos com efeito de fogo;
  • Criar um sistema de partículas com o Super Spray;
  • Elaborar a textura da fumaça.

 

Aula 25 – Criando efeitos de atmosfera a partir de eventos

  • Conhecer e utilizar a janela Video Post;
  • Conhecer o efeito Lens Effects Flare; 
  • Aprender a configurar as propriedades dos subefeitos: Prefs, Glow, M Sec, Rays, e Inferno;
  • Conhecer a opção Execute Sequence.

 

Aula 26 – Trabalhando com efeitos espaciais

  • Conhecer a subcategoria Geometric/Deformable; 
  • Criar e configurar os parâmetros do deformador Bomb; 
  • Aprender a criar e modificar os parâmetros do efeito de partículas Parray; 
  • Conhecer a subcategoria Extended Primitives e aprender como aplicar e modificar os parâmetros do objeto RingWave;
  • Conhecer o efeito Lens Effects Glow; 
  • Aprender sobre o evento Add Image Out put Event.

 

Aula 27 – Aplicando texturas usando fermentas Unwrap UVW

  • Trabalhar com o modificador Unwarp UVW;
  • Conhecer a janela Edit UVWs; 
  • Entender o menu Mapping;
  • Utilizar a ferramenta Select by Element UV Toggle;
  • Criar um mapa do objeto e trabalhar sobre ele num programa de edição de imagens;
  • Desdobrar um objeto 3D sobre uma figura 2D; 
  • Criar um mapa editável.

 

Aula 28 – Aprendendo a criar grama

  • Aprender a usar o modificador Hair and Fur (WSM) e seus painéis; 
  • Adicionar dois objetos de luzes e aplicar sombreamento; 
  • Aprender a salvar a imagem da renderização;
  • Conhecer o painel Dynamics; 
  • Trabalhar com o objeto Wind.

 

Aula 29 – Decorando e iluminando um ambiente com mais realismo

  • Aprender sobre o renderizador Mental Ray;
  • Conhecer as luzes fotométricas;
  • Trabalhar com o sistema de iluminação Daylight.

 

Aula 30 – Reforçando conceitos V – Criando uma área de lazer

  • Utilizar Unwrap UVW;
  • Fazer uso do renderizador Mental Ray;
  • Atribuir texturas do tipo Autodesk Water e Arch& Design à objetos da cena; 
  • Trabalhar com o objeto Daylight; 
  • Praticar a utilização dos modificador Hair and Fur e Bomb; 
  • Trabalhar com a aplicação de um sistema de partículas do tipo Parray; 
  • Gerar efeitos de ondulação por meio de Ring Wave; 
  • Inserir efeitos do tipo Lens Effects Glow e Lens Effects Flare; 
  • Criar um vídeo da cena.

 

Aula 31 – Projeto final – Parte I

  • Construir uma animação utilizando conceitos vistos até o momento;
  • Conhecer as principais técnicas de animação;
  • Criar animação e trabalhar com câmeras.

 

Aula 32 – Projeto final – Parte II

  • Adicionar uma câmera Target na cena; 
  • Finalizar a animação do pinguim; 
  • Criar um texto introdutório animado para o vídeo;
  • Criar um vídeo através do Windows Movier Maker.

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