Modelagem 3D
Modelagem 3D
Ementa: Este curso é a porta de entrada para o universo 3D, preparando o aluno para o trabalho com efeitos de refração e reflexão, transformação de objetos, cinética e seus tipos, animação humana e de robô, iluminação, objetos 3D com imagens, cenários, cenas de saltos, estrutura da malha, efeitos de fogo e fumaça, texturas e muito mais.
Mercado de trabalho: Os conhecimentos adquiridos com o curso se aplicam para quem deseja atuar com arquitetura, design, engenharia, entretenimento, entre muitos outros.
Carga horária: 32h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Conhecendo os 3DS Max
- Conhecer as Viewports e as barras de ferramentas presentes no 3ds Max 2012;
- Aprender a abrir um arquivo existente no computador;
- Entender como funciona as coordenadas dos eixos X, Y, Z movimentando um objeto na cena;
- Conhecer as ferramentas Select and Move, Zoom e Orbit Sub Object;
- Aprender a trabalhar com apenas uma Viewport na tela;
- Aprender a rotacionar objetos;
- Renderizar o projeto final.
Aula 2 – Começando a desenhar com o 3DS MAX 2012
- Entender a importância dos objetos primários;
- Criar e apagar objetos primários do 3Ds (Sphere, cube, cone, etc…);
- Construir um boneco de neve com os objetos primários;
- Trabalhar com a ferramenta Select Object para duplicar e agrupar objetos;
- Conhecer o View Cube (orientação das vistas).
- Conhecer os objetos Foliege;
- Aprender sobre a ferramenta Mirror;
- Conhecer as propriedades da janela Mirror: Screen Coordinates.
Aula 3 – Trabalhando com texturas
- Conhecer a janela Slate Material Editor e o Sample Slots;
- Trabalhar com Assign Material to Selection;
- Usar a ferramenta Bump para deixar a coluna com relevos maiores em suas divisórias;
- Aprender a aumentar e diminuir o número de repetições de Maps;
- Aprender a ativar a opção Shaded Material in Viewport.
Aula 4 – Aprendendo a criar efeitos de refração e reflexão
- Aprender o que é Reflexão e Refração;
- Conhecer todas as ferramentas que compõem o Seletor de cor;
- Trabalhar com a opção Opacyt;
- Conhecer o Maps Falloff;
- Usar a opção Refraction para dar efeitos de reflexão no objeto;
- Adicionar o maps Raytrace para auxiliar nas características de reflexão;
- Utilizar o Compact Material Editor;
- Criar um material com aparência de vidro.
Aula 5 – Transformando objetos
- Aprender a carregar gabaritos na Viewport;
- Conhecer o modificador Edit Poly;
- Trabalhar com os sub-objetos: Vertex e Polygons;
- Aprender sobre o editor de malha Extrude;
- Trabalhar com o editor de malha Attach.
Aula 6 – Transformando objetos (modelagem) – Parte II
- Exercitar o trabalho com o modificador Edit Poly;
- Trabalhar o subobjeto Polígono;
- Trabalhar com a Edição da malha (Outline e Inset);
- Concluir a criação da perna do robô de modelagem.
Aula 7 – Reforçando conceitos I – Modelagem
- Trabalhar com a criação do objeto Cylinder;
- Usar o Editor de materiais;
- Conceito de modelagem.
Aula 8 – Dando vida ao trabalho – Trabalhando com hierarquia e pivot points
- Trabalhar com a opção Pivot (Affect Pivot Only e Center to Object);
- Conhecer a ferramenta Select and Link;
- Ajustar os Pivot Points e estabelecer a hierarquia.
Aula 9 – Dando vida ao trabalho II – Aplicando cinemática ao robô
- Aprender sobre o que é cinemática e seus tipos: Direta e Inversa;
- Adicionar IK Solvers;
- Inserir objetos Dummy;
- Aprender a fazer uma peça.
Aula 10 – Aprendendo a aplicar múltiplos materiais a objetos e elaborando a animação do robô
- Conhecer e usar o material Multi/Sub-Object;
- Aprender como criar ID aos subobjetos do robô;
- Realizar a animação do robô;
- Aprender a inserir áudio na linha do tempo;
- Transformar a animação em vídeo.
Aula 11 – Trabalhando com iluminação
- Aplicar iluminação diurna em um cenário através da ferramenta Omni;
- Inserir sombra no cenário;
- Transformar o mesmo cenário em um ambiente noturno, utilizar a ferramenta Target Spot;
- Trabalhar com o painel Atmosphere & Effects.
Aula 12 – Reforçando conceitos II – Elaborando o projeto de um robô androide
- Posicionar os pontos pivôs das peças que compõem o robô;
- Realizar a ligação de cada membro;
- Inserir o objeto IK para os braços e pernas;
- Adicionar Dummys e ligando-os a objetos responsáveis pelos movimentos do androide;
- Realizar a animação da caminhada do robô no cenário;
- Adicionar som na linha do tempo;
- Criar a iluminação do ambiente para simular o pôr-do-sol mostrado na imagem de fundo.
Aula 13 – Interagindo objetos 3D com imagens
- Criando uma Camera Match;
- Importando um Objeto;
- Entendendo e aplicando o material Matte/Shadow;
- Inserir um bule sobre a mesa.
Aula 14 – Movimentos humanos – Parte I – Elaborando o salto mortal
- Inserir o objeto Biped;
- Aplicar os movimentos através da guia Motion;
- Conhecer o botão Footstep Mode (Walk, Run e Jump);
- Trabalhar com as propriedades Airborne e 2 Feet Down;
- Utilizar o botão Symmetrical;
- Usar a opção Bend Links Mode;
- Conhecer o botão Body Rotation.
- Aumentar o tempo da animação;
- Aprender salvar somente a animação do movimento pronto.
Aula 15 – Movimentos humanos – Parte II – Preparando a estrutura do mascote
- Trabalhar com as propriedades Freeze, Hide e See-Throught;
- Conhecer o modo Figure Mode;
- Aprender a salvar a figura da estrutura do Biped;
- Aprender a carregar a figura da estrutura do Biped à malha do mascote.
Aula 16 – Movimentos humanos – Parte III – Aprendendo a vincular à malha do mascote
- Trabalhar com as propriedades See-Through e Hide;
- Entender o botão Figure Mode ativo;
- Aprender a usar o modificador Physique e seu sub-objeto na malha;
- Conhecer as opções Deformable e Rigid.
Aula 17 – Movimentos humanos – Parte VI: Trabalhando no cenário e aprendendo a mudar expressões do mascote
- Importar o mascote no cenário;
- Aprender a unir a cauda da raposa à estrutura da malha;
- Trazer o movimento do salto ao mascote e posicionando os passos na trave olímpica;
- Alterar a expressão do mascote através do modificador Morpher;
- Elaborar animações.
Aula 18 – Movimentos humanos – Final: Dirigindo as cenas do salto através de câmeras
- Aprender usar a câmera Target;
- Conhecer as lentes Grandes-Angulares e Teleobjetivas;
- Conhecer as filmagens: Close-up, Superclose e Plano de Detalhe;
- Utilizar o recurso Show Safe Frames;
- Transformar a animação em vídeo através do Render Setup;
- Aprender a usar as ferramentas Truck Camera, Orbit Camera e Dolly Camera;
- Utilizar o programa Windows Live Movie Maker.
Aula 19 – Reforçando conceitos III – Parte 1 – Preparando a estrutura da malha
- Deixar a malha do urso transparente e protegida;
- Inserir o objeto Biped e moldá-lo com a malha.
Aula 20 – Reforçando conceitos III – Parte 2 – Preparando as cenas do vídeo
- Adicionar um conjunto de pegadas da caminhada;
- Configurar a quantidade de frames da animação;
- Trabalhar com o modificador de expressões;
- Criar a filmagem da Cena1.
Aula 21 – Trabalhando com o efeito fogo
- Conhecer a subcategoria Atmospheric Apparatus;
- Aprender e criar o efeito Fire Effect;
- Aplicação de Gizmos.
Aula 22 – Criando um efeito de fumaça
- Criar um sistema de partículas utilizando a opção Super Spray;
- Usar a opção Mesh para converter o a sistema em um objeto de malha;
- Conhecer o painel Particle Generation utilizando diversas propriedades do mesmo;
- Criar um material para dar a forma de fumaça ao sistema, entendendo como a opção Gradient Parameters funciona;
- Aumentar a complexidade e detalhe do material utilizando as opções da guia Noise;
- Alinhar o sistema de partículas com o ônibus espacial.
Aula 23 – Trabalhando com animação e efeitos
- Conhecer a categoria Deflectors;
- Utilizar a categoria Forces;
- Alterar brilho da animação e renderizar vídeo.
Aula 24 – Reforçando conceitos IV – Ônibus espacial após seu lançamento
- Criar Gizmos com efeito de fogo;
- Criar um sistema de partículas com o Super Spray;
- Elaborar a textura da fumaça.
Aula 25 – Criando efeitos de atmosfera a partir de eventos
- Conhecer e utilizar a janela Video Post;
- Conhecer o efeito Lens Effects Flare;
- Aprender a configurar as propriedades dos subefeitos: Prefs, Glow, M Sec, Rays, e Inferno;
- Conhecer a opção Execute Sequence.
Aula 26 – Trabalhando com efeitos espaciais
- Conhecer a subcategoria Geometric/Deformable;
- Criar e configurar os parâmetros do deformador Bomb;
- Aprender a criar e modificar os parâmetros do efeito de partículas Parray;
- Conhecer a subcategoria Extended Primitives e aprender como aplicar e modificar os parâmetros do objeto RingWave;
- Conhecer o efeito Lens Effects Glow;
- Aprender sobre o evento Add Image Out put Event.
Aula 27 – Aplicando texturas usando fermentas Unwrap UVW
- Trabalhar com o modificador Unwarp UVW;
- Conhecer a janela Edit UVWs;
- Entender o menu Mapping;
- Utilizar a ferramenta Select by Element UV Toggle;
- Criar um mapa do objeto e trabalhar sobre ele num programa de edição de imagens;
- Desdobrar um objeto 3D sobre uma figura 2D;
- Criar um mapa editável.
Aula 28 – Aprendendo a criar grama
- Aprender a usar o modificador Hair and Fur (WSM) e seus painéis;
- Adicionar dois objetos de luzes e aplicar sombreamento;
- Aprender a salvar a imagem da renderização;
- Conhecer o painel Dynamics;
- Trabalhar com o objeto Wind.
Aula 29 – Decorando e iluminando um ambiente com mais realismo
- Aprender sobre o renderizador Mental Ray;
- Conhecer as luzes fotométricas;
- Trabalhar com o sistema de iluminação Daylight.
Aula 30 – Reforçando conceitos V – Criando uma área de lazer
- Utilizar Unwrap UVW;
- Fazer uso do renderizador Mental Ray;
- Atribuir texturas do tipo Autodesk Water e Arch& Design à objetos da cena;
- Trabalhar com o objeto Daylight;
- Praticar a utilização dos modificador Hair and Fur e Bomb;
- Trabalhar com a aplicação de um sistema de partículas do tipo Parray;
- Gerar efeitos de ondulação por meio de Ring Wave;
- Inserir efeitos do tipo Lens Effects Glow e Lens Effects Flare;
- Criar um vídeo da cena.
Aula 31 – Projeto final – Parte I
- Construir uma animação utilizando conceitos vistos até o momento;
- Conhecer as principais técnicas de animação;
- Criar animação e trabalhar com câmeras.
Aula 32 – Projeto final – Parte II
- Adicionar uma câmera Target na cena;
- Finalizar a animação do pinguim;
- Criar um texto introdutório animado para o vídeo;
- Criar um vídeo através do Windows Movier Maker.
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