Lógica de programação
Lógica de Programação
Ementa: Antes de começar a programar, é necessário entender a lógica para desenvolver os códigos de modo que o computador ou outros dispositivos os compreendam. É por isso que este curso aborda todos os itens necessários para essa compreensão, tais como: tipos de dados, variáveis, estruturas de decisão e repetição, entre outros. Tudo isso proporcionará os conhecimentos necessários para a utilização de diversas linguagens de programação.
Mercado de trabalho/Público-alvo: Pessoas que saibam lógica de programação podem buscar se especializar em alguma linguagem e programar tanto como freelancers, quanto para empresas que buscam esses profissionais, seja para aplicações desktop, web ou mobile.
Carga horária: 12h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Introdução a lógica de programação
- Entender a Lógica de Programação;
- Vida real – processos de programação;
- Tomada de decisões do sistema;
- Conhecer a ferramenta Looping;
- Aprender sobre as Linguagens de programação;
- Pseudocódigo.
Aula 2 – Testes de mesa e diagramas de bloco
- Entender o Teste de mesa;
- Aprender sobre o Diagrama de Bloco.
Aula 3 – Tipos de dados, constantes e variáveis
- Entender a memória RAM;
- Aprender o que é uma variável;
- A declaração das variáveis;
- Conhecer os Tipos de Variáveis;
- O que são Constantes;
- As linguagens de programação e sua classificação quanto as variáveis.
Aula 4 – Operadores aritméticos, relacionais e lógicos
- Conhecer os Tipos de Operadores;
- Aprender sobre a Hierarquia das Operações Aritméticas;
- Entender o Uso de Parentes;
- Conhecer os Operadores Relacionais;
- Aprender sobre os Operadores Lógicos.
Aula 5 – Estrutura de decisão e repetição
- Aprender sobre a Estrutura de Decisão;
- Conhecer o Comando de Decisão SE;
- Entender o Comando de Decisão CASE;
- Aprender o Comando de Repetição;
- Conhecer o Comando de Repetição FOR;
- Entender o Comando de Repetição WHILE.
Aula 6 – Entendendo a programação orientada a objetos
- Introdução ao conceito de Orientação a Objetos;
- O conceito de Classe;
- O conceito de Objetos;
- Conhecer a Herança Simples e Herança Múltipla;
- Usar e conversar com objetos;
- Entender o Encapsulamento.
Aula 7 – Instalando e conhecendo o Microsoft Small Basic
- O que é o Small Basic;
- Conhecer os programas de exemplo;
- Download e instalação do programa;
- Primeiro contato com o Small Basic;
- Nosso primeiro programa feito em Small Basic.
Aula 8 – Estruturas de decisão e repetição na prática
- Entender as tomadas de decisão na prática;
- Conhecer a estrutura de decisão SE;
- Aprender os Comandos de Repetição;
- Entender o Comando de Repetição FOR;
- Conhecer o Comando de Repetição WHILE.
Aula 9 – Desenhando com o Small Basic
- Conhecer as funções gráficas do Small Basic;
- A tartaruga.
Aula 10 – Criando e usando sub-rotinas
- O que é Sub-rotina;
- Primeiro programa com sub-rotinas;
- Sub-rotinas para capturar eventos do mouse e do teclado;
- Conhecer um exemplo prático.
Aula 11 – Trabalhando com códigos avançados
- Construir uma calculadora de idades;
- Construir um conversor de temperaturas;
- A tartaruga sob seu comado.
Aula 12 – Atividades interessantes no Small Basic
- Executar sons;
- Como publicar seus projetos na Web;
- Como importar um projeto da Web;
- Jogos prontos;
- No que você se tornou?;
- Linguagens de programação da atualidade.