Lógica de programação

Lógica de Programação

 

Ementa: Antes de começar a programar, é necessário entender a lógica para desenvolver os códigos de modo que o computador ou outros dispositivos os compreendam. É por isso que este curso aborda todos os itens necessários para essa compreensão, tais como: tipos de dados, variáveis, estruturas de decisão e repetição, entre outros. Tudo isso proporcionará os conhecimentos necessários para a utilização de diversas linguagens de programação.

 

Mercado de trabalho/Público-alvo: Pessoas que saibam lógica de programação podem buscar se especializar em alguma linguagem e programar tanto como freelancers, quanto para empresas que buscam esses profissionais, seja para aplicações desktop, web ou mobile.

 

Carga horária: 12h

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 – Introdução a lógica de programação

  • Entender a Lógica de Programação; 
  • Vida real – processos de programação; 
  • Tomada de decisões do sistema; 
  • Conhecer a ferramenta Looping; 
  • Aprender sobre as Linguagens de programação; 
  • Pseudocódigo.

 

Aula 2 – Testes de mesa e diagramas de bloco

  • Entender o Teste de mesa; 
  • Aprender sobre o Diagrama de Bloco.

 

Aula 3 – Tipos de dados, constantes e variáveis

  • Entender a memória RAM; 
  • Aprender o que é uma variável; 
  • A declaração das variáveis; 
  • Conhecer os Tipos de Variáveis; 
  • O que são Constantes; 
  • As linguagens de programação e sua classificação quanto as variáveis.

 

Aula 4 – Operadores aritméticos, relacionais e lógicos

  • Conhecer os Tipos de Operadores; 
  • Aprender sobre a Hierarquia das Operações Aritméticas; 
  • Entender o Uso de Parentes; 
  • Conhecer os Operadores Relacionais; 
  • Aprender sobre os Operadores Lógicos.

 

Aula 5 – Estrutura de decisão e repetição

  • Aprender sobre a Estrutura de Decisão; 
  • Conhecer o Comando de Decisão SE; 
  • Entender o Comando de Decisão CASE; 
  • Aprender o Comando de Repetição; 
  • Conhecer o Comando de Repetição FOR; 
  • Entender o Comando de Repetição WHILE.

 

Aula 6 – Entendendo a programação orientada a objetos

  • Introdução ao conceito de Orientação a Objetos; 
  • O conceito de Classe; 
  • O conceito de Objetos; 
  • Conhecer a Herança Simples e Herança Múltipla; 
  • Usar e conversar com objetos; 
  • Entender o Encapsulamento.

 

Aula 7 – Instalando e conhecendo o Microsoft Small Basic

  • O que é o Small Basic; 
  • Conhecer os programas de exemplo; 
  • Download e instalação do programa; 
  • Primeiro contato com o Small Basic; 
  • Nosso primeiro programa feito em Small Basic.

 

Aula 8 – Estruturas de decisão e repetição na prática

  • Entender as tomadas de decisão na prática; 
  • Conhecer a  estrutura de decisão SE; 
  • Aprender os Comandos de Repetição; 
  • Entender o Comando de Repetição FOR; 
  • Conhecer o Comando de Repetição WHILE.

 

Aula 9 – Desenhando com o Small Basic

  • Conhecer as funções gráficas do Small Basic; 
  • A tartaruga.

 

Aula 10 – Criando e usando sub-rotinas

  • O que é Sub-rotina; 
  • Primeiro programa com sub-rotinas; 
  • Sub-rotinas para capturar eventos do mouse e do teclado; 
  • Conhecer um exemplo prático.

 

Aula 11 – Trabalhando com códigos avançados

  • Construir uma calculadora de idades; 
  • Construir um conversor de temperaturas; 
  • A tartaruga sob seu comado.

 

Aula 12 – Atividades interessantes no Small Basic

  • Executar sons; 
  • Como publicar seus projetos na Web; 
  • Como importar um projeto da Web; 
  • Jogos prontos; 
  • No que você se tornou?; 
  • Linguagens de programação da atualidade.

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Valor total do curso

R$ 29,66

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