Pixel Art
Pixel art
Ementa: Ao longo do curso, você aprenderá conceitos e práticas sobre pixel art, que é um estilo de desenho muito utilizado em várias situações e, principalmente, em jogos. Para isso, verá como usar uma ferramenta para os desenhos e conhecerá os recursos disponíveis, tanto para figuras estáticas quanto para animações.
Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso é direcionado para aqueles que querem aprender a criar desenhos e animações em pixel art. Ele é um estilo muito comum nos dias atuais, principalmente, em jogos com maiores ou menores resoluções, os quais são utilizados, até mesmo, em dispositivos móveis, portanto é um conceito essencial para o mercado de games, seja atuando como produtor independente, elaborando jogos de própria autoria, freelancer, ou até trabalhando para grandes corporações especializadas em games.
Carga horária: 12h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Pixel art
- Aprender o que é pixel e sua relação com resoluções de tela;
- Compreender sobre as cores dos pixels;
- Conhecer o pixel art;
- Compreender as cores dos pixels;
- Utilizar a ferramenta Pixilart.
Aula 2 – Conhecendo o Pixilart
- Entender as opções do menu superior;
- Conhecer algumas ferramentas básicas;
- Iniciar um novo projeto;
- Desenhar o molde de uma chave;
- Conhecer a interface do Pixilart: Página inicial, Área de trabalho e Cores;
- Finalizar o desenho da chave;
- Salvar o projeto.
Aula 3 – Construindo uma espada
- Criar o cabo de uma espada;
- Utilizar as ferramentas: quadrado, lápis e borracha;
- Desenhar a lâmina de uma espada.
Aula 4 – Criando uma esmeralda
- Conhecer e entender o que são camadas;
- Como utilizar camadas;
- Entender o que são camadas;
- Trabalhar com a segunda camada: FORMA;
- Trabalhar com a terceira camada: COR.
Aula 5 – Criando um botão
- Iniciar a criação de um botão;
- Utilizar camadas;
- Aprender a inserir um texto;
- Inserir forma;
- Inserir brilho e sombra;
- Adicionar efeito de iluminação;
- Criar outra versão do botão.
Aula 6 – Criando um cenário em arte conceitual
- Iniciar a criação de um cenário do tipo arte conceitual;
- Preparar o conjunto de cores;
- Desenhar o fundo do cenário;
- Criar as camadas NUVENS, MONTANHA, MEIO, FRENTE e ESTRELAS.
Aula 7 – Criando um cenário para jogos do tipo plataforma
- Preparar o céu de fundo e as nuvens de um cenário do tipo plataforma;
- Preparar as ruínas;
- Criar a plataforma menor;
- Desenhar a plataforma maior;
- Inserir o arbusto na plataforma menor;
- Adicionar uma árvore na plataforma menor;
- Desenhar uma árvore na plataforma maior.
Aula 8 – Criando uma personagem
- Criar uma personagem;
- Utilizar um modelo como base;
- Adicionar acessórios: cachecol e botas;
- Adicionar cabelo e olhos;
- Inserir partes da vestimenta;
- Aplicar luz e sombra na vestimenta;
- Colorir a base e inserir efeitos.
Aula 9 – Desenhando uma personagem em outro formato
- Configurar e criar camadas: background, modelo e personagem;
- Iniciar a personagem;
- Criar o corpo da personagem;
- Desenhar roupas e outros detalhes da personagem.
Aula 10 – Criando animação de movimento
- Entender o funcionamento da animação tradicional;
- Iniciar processo de animação;
- Conhecer o local em que estão as ferramentas;
- Copiar quadros;
- Alterar desenho;
- Ver prévia da animação;
- Entender o processo de animação tradicional;
- Conhecer as ferramentas de animação;
- Adicionar animação na saia, nos braços e nas mãos;
- Dar movimento ao cabelo;
- Realizar finalizações.
Aula 11 – Criando animação de ataque
- Criar uma animação de ataque;
- Criar os quadros de uma animação de ataque.
Aula 12 – Criando efeitos especiais
- Criar animação com efeito de explosão;
- Criar a base da chama;
- Usar as coordenadas X e Y;
- Recurso Onion Skin;
- Desenhar os detalhes finais da chama.