Programação C# – Visual Studio – Essencial

Programação C# com Visual Studio – Essencial

 

Ementa: O curso Programação C# com Visual Studio 2012 é, sem dúvida, uma oportunidade para os alunos se lançarem na área de área de desenvolvimento de softwares. Seu conteúdo, foi desenvolvido com base nos conceitos fundamentais de programação orientada a objetos e focado nas principais funcionalidades do Visual Studio 2012, a principal ferramenta de desenvolvimento da Microsoft para plataformas Windows e Web. O curso simula, na prática, um ambiente de desenvolvimento, facilitando o entendimento do aluno. Entre os temas, podemos citar: conhecimentos sobre a linguagem C#, Windows Forms, aplicação de métodos, Componentes, como: Label, Button, Panel, TextBox, CheckBox, RadioButton, entre outros, laços de repetição, encapsulamento, herança de Classes e polimorfismo.

 

Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso é indicado para aquelas pessoas que desejam adquirir uma base sólida, tanto na teoria quanto na prática, de desenvolvimento orientado a objetos e linguagem C#, pois, com ela é possível desenvolver aplicações web, desktop, mobile e jogos eletrônicos, tanto como freelancers como trabalhando para empresas.

 

Carga horária: 16h

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 – Apresentação do Visual Studio

  • Conhecer um pouco da Plataforma .NET; 
  • Aprender sobre o serviço Web Service XML; 
  • Adquirir conhecimentos sobre a linguagem C#; 
  • Conhecer a interface do Visual Studio; 
  • Criar um projeto; 
  • Aprender a executar e finalizar os aplicativos durante o seu desenvolvimento; 
  • Conhecer os painéis Solution Explorer, Toolbox e Properties; 
  • Alterar o texto de título e o ícone do formulário; 
  • Aprender a salvar um projeto.

 

Aula 2 – Criando o primeiro projeto com Windows Forms – Parte I

  • Iniciar um projeto Windows Form; 
  • Alterar as propriedades do formulário; 
  • Aprender sobre o recurso Intellisense; 
  • Realizar Instanciação de objetos; 
  • Fazer a Aplicação de Métodos; 
  • Visualizar a utilização de Comentários; 
  • Inserir Componentes: Label, Button, Panel, TextBox e CheckBox;
  • Aprofundar-se no conhecimento do Checkox e inseri-lo no programa; 
  • Conhecer o componente Panel bem como adicioná-lo ao formulário; 
  • Fazer a inserção de um TextBox e aprender sua função; 
  • Preparar o programa para as alterações posteriores.

 

Aula 3 – Criando o primeiro projeto com Windows Forms – Parte II

  • Conhecer as propriedades e eventos do controle CheckBox; 
  • Aprender as propriedades do componente PictureBox; 
  • Aprender a importar imagens; 
  • Criar e conhecer as propriedades e eventos do controle RadioButton; 
  • Utilizar e conhecer as propriedades do controle OpenFileDialog; 
  • Aprender a habilitar e desabilitar componentes.

 

Aula 4 – Criando o primeiro projeto com Windows Forms – Parte III

  • Conhecer a propriedade do componente TextBox; 
  • Trabalhar com a MessageBox; 
  • Aprender sobre a declaração de variáveis; 
  • Converter texto em número utilizando o Parse; 
  • Conhecer o laço de repetição FOR;
  • Aprender a alinhar a imagem e o texto de um componente.

 

Aula 5 – Criando o layout do sistema

  • Criar o layout do sistema Cálculo da Média: 
    • Adicionar uma imagem como título do programa: Size Mode;
    • Fixar e desafixar os painéis; 
    • Copiar objetos através da tecla Ctrl; 
    • Conhecer as linhas de alinhamento do Visual Studio; 
    • Utilizar as ferramentas de alinhamento; 
    • Criar uma caixa de seleção: ComboBox;
    • Adicionar um seletor numérico. 
  • Adicionar o GroupBox, uma área limitada por uma borda e com uma legenda; 
  • Conhecer os tipos de cores oferecidas pelo ForeColor; 
  • Aprender a usar o recurso Tab Order.

 

Aula 6 – Programando o projeto Cálculo Média

  • Aprender sobre variáveis do tipo double e string; 
  • Converter valores e utilizar a propriedade Convert.To; 
  • Usar a propriedade de conversão .Parse; 
  • Obter conhecimento e utilizar a propriedade de conversão .ToString(); 
  • Conhecer e utilizar a propriedade Value; 
  • Aprender a utilizar os operadores lógicos;
  • Conhecer a propriedade Empty; 
  • Utilizar a estrutura de repetição Foreach;
  • Criar componentes através da variável Control; 
  • Limpar o conteúdo de um componente com a propriedade Clear; 
  • Trabalhar com a propriedade SelectIndex.

 

Aula 7 – Atividades de reforço – Criando um Conversor de Temperaturas

  • Utilizar o painel Toolbox, a Snapline, as estruturas condicionais, a Propriedade Clear() e a Estrutura de Repetição Foreach;
  • Adicionar e configurar componentes (Label, TextBox, RadioButton, GroupBox, Button); 
  • Aprender a utilizar a ferramenta Send to Back; 
  • Criar Variáveis; 
  • Aplicar Conversão de valores; 
  • Adicionar Comentários.

 

Aula 8 – Criando um aplicativo de Controle de Frota

  • Aprender a criar classes e a instanciar um objeto; 
  • Conhecer o funcionamento de uma sequência de escape; 
  • Aprender a criar métodos; 
  • Fazer o encapsulamento;
  • Criar métodos para gravar e mostrar as propriedades Placa e Km.

 

Aula 9 – Criando um aplicativo de Controle de Frota II

  • Aprender o que são as Propriedades o Atributo e utilizar Métodos de Acessos; 
  • Conhecer e utilizar a propriedade AppendText; 
  • Conhecer e aprender a utilizar a Herança de Classes e as propriedades Autoimplementadas;
  • Incrementar o programa deixando-o mais detalhado; 
  • Trabalhar com a propriedade Clear.

 

Aula 10 – Atividades de reforço II: Preparando um sistema de cadastro de clientes

  • Os conceitos de classes, atributos e propriedades autoimplementadas; 
  • Os métodos de acesso Set e Get; 
  • O Instanciamento de classe; 
  • A aplicação da propriedade AppendText; 
  • As sequências de escape; 
  • Elaborar e chamar um método.

 

Aula 11 – Polimorfismo Parte I: Trabalhando com sobrecarga de métodos

  • Criar arquivos separados para as classes; 
  • Compreender a finalidade e a relevância do Polimorfismo; 
  • Sobrecarga de métodos; 
  • Método Construtor.
  • Utilizar o recurso Breakpoint.

 

Aula 12 – Polimorfismo Parte II: Trabalhando com interfaces, classes e métodos abstratos

  • Aprender sobre interfaces; 
  • Conhecer classes abstratas; 
  • Aprender a utilizar métodos abstratos;
  • Uso do polimorfismo na criação de classes e métodos abstratos.

 

Aula 13 – Revisando Polimorfismo

  • Os conceitos referentes ao Polimorfismo: Sobrecarga e métodos e Interface e classe abstrata. 
  • Aplicar uma classe abstrata.

 

Aula 14 – Projeto Final: Calculadora – Parte I

  • Elaborar o design de uma calculadora; 
  • Adicionar componentes e alterar as propriedades dos mesmos; 
  • Conhecer a estrutura completa de um evento; 
  • Object Sender e EventArgs e; 
  • Aprender a criar o comando de verificação dos botões; 
  • Criar uma estrutura de decisão Switch / Case. 
  • Programar os botões Limpar e Backspace.

 

Aula 15 – Projeto Final: Calculadora – Parte II

  • Aprender sobre variáveis locais e globais; 
  • Utilizar variáveis globais no formulário da calculadora. 

 

Aula 16 – Projeto Final: Calculadora – Parte III

  • Como criar classes e definir e utilizar classes abstratas;
  • Como implementar classes abstratas; 
  • Implementar a referência this;
  • Aprender a utilizar a classe Math.

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