Python

Python

 

Ementa: Este curso é voltado para todos que desejam conhecer ou aprimorar seus conhecimentos sobre Python. Isso significa que ele pode ser realizado por iniciantes ou por quem deseja aumentar sua aprendizagem. Ele contém aulas que mostrarão, ao aluno, como é fácil utilizar a linguagem de programação Python, assim como o seu ambiente de desenvolvimento, chamado PyCharm e o seu módulo PyGame. Os trabalhos serão voltados para jogos e haverá muitos desafios interessantes, baseados em conceitos com diversas funcionalidades, como tiros, explosões, efeitos sonoros e muito mais. O melhor de tudo é que ela não serve apenas para jogos, mas para diversos projetos criados no Python.

 

Mercado de trabalho/Público-alvo: Atualmente, o Python é uma das linguagens de programação mais procuradas, devido ao fácil entendimento da sua sintaxe e, principalmente, das suas funções. Além disso, ela é voltada para o uso em geral, ou seja, é possível criar jogos, websites, sistemas e muito mais. Com o conhecimento dessa linguagem, você terá mais oportunidades na área de desenvolvimento.

 

Carga horária: 16h

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 – Python e PyGame

  • Conhecer Python e PyGame;
  • Instalar e acessar o Python e o PyCharm
  • Realizar configurações e o primeiro projeto com Python e PyCharm.

 

Aula 2 – Loop do jogo

  • Conhecer o ciclo de vida de um jogo;
  • Aprender a sintaxe da linguagem Python
  • Carregar projetos;
  • Adicionar e testar o módulo PyGame;
  • Executar o jogo.

 

Aula 3 – Variáveis

  • Conhecer o funcionamento das variáveis;
  • Aprender sobre os operadores; 
  • Entender o posicionamento de elementos;
  • Preparar um projeto com PyGame;
  • Adicionar formas; 
  • Criar um círculo e um polígono; 
  • Testar o projeto.

 

Aula 4 – Números randômicos

  • Aprender sobre os números aleatórios; 
  • Conhecer a Geração de números randômicos;
  • Criar um projeto base;
  • Criar movimento aleatório; 
  • Limpar a tela do projeto; 
  • Ajustar a velocidade e a cor da forma; 
  • Testar o jogo.

 

Aula 5 – Textos

  • Conhecer a personalização de textos;
  • Entender o módulo font;
  • Adicionar variáveis responsáveis pelo tamanho da tela;
  • Criar duas fontes; 
  • Renderizar o texto de título; 
  • Testar o projeto; 
  • Apresentar dois textos com a velocidade x e y.

 

Aula 6 – Condições

  • Aprender sobre as condições;
  • Conhecendo as estruturas de condição e os operadores and e or;
  • Criar o jogo de adivinhação;
  • Aplicar um movimento restrito no projeto.

 

Aula 7 – Repetições

  • Aprender o que são as repetições;
  • Aprender sobre vetores;
  • Renomear a pasta do projeto; 
  • Criar vetores; 
  • Definir valores randômicos;
  • Criar formas; 
  • Definir as cores e as posições das formas; 
  • Configurar a parte de apresentação do programa; 
  • Aplicar e configurar os movimentos das formas.

 

Aula 8 – Eventos

  • Entender sobre eventos; 
  • Conhecer os tipos de eventos do teclado, em PyGame: KEYDOWN e KEYUP;
  • Aprender a criar uma variável destinada à quantidade de objetos e programá-la;
  • Aprender a criar os eventos KEYDOWN para as seguintes teclas e suas ações: 
    • Q – fechar a janela do jogo; 
    • R – aumentar a quantidade de objetos. 
    • C – alterar as cores dos objetos do jogo; 
    • V – mudar a velocidade dos objetos; 
    • P – realizar o novo sorteio das posições dos itens.

 

Aula 9 – Movimento

  • Entender o conceito de movimento;
  • Duplicar o projetobase; 
  • Criar a plataforma e um retângulo;
  • Programar as teclas direcionais da esquerda e da direita;
  • Programar o pulo do jogador.

 

Aula 10 – Mouse

  • Utilizar o mouse em jogo; 
  • Aprender sobre a entrada de dados do mouse;
  • Iniciar o projeto alvo; 
  • Criar uma forma e fazê-la acompanhar a posição do mouse;
  • Deixar o ponteiro do mouse invisível; 
  • Criar e configurar um alvo;
  • Programar o alvo do jogo.

 

Aula 11 – Música e efeitos sonoros

  • Entender os sons no jogo; 
  • Aprender a diferença entre ambientação e imersão; 
  • Compreender o módulo mixer, no PyGame;
  • Trabalhar com música;
  • Aplicar efeitos sonoros.

 

Aula 12 – Sprites

  • Conhecer o conceito de sprites em jogos; 
  • Entender sobre o jogo Space Invaders;
  • Duplicar o modelo; 
  • Criar pasta no projeto e adicionar imagens nela; 
  • Inserir e ajustar a imagem de fundo no jogo;
  • Carregar o sprite do jogador; 
  • Adicionar variáveis; 
  • Ajustar o tamanho da imagem no projeto; 
  • Criar um retângulo invisível;
  • Inserir movimento no jogador; 
  • Verificar se as teclas foram pressionadas e soltas; 
  • Restringir o movimento do jogador na janela do jogo.

 

Aula 13 – Animações

  • Entender sobre o conceito das animações nos jogos;
  • Adicionar os meteoros; 
  • Criar mecânicas; 
  • Desenhar o sprite do meteoro; 
  • Adicionar a animação de explosão.

 

Aula 14 – Sistema de disparo

  • Aprender sobre projéteis e disparos;
  • Incluir o disparo da nave do jogador; 
  • Adicionar os efeitos sonoros; 
  • Criar e programar o sprite usado como laser, pelo jogador;
  • Programar a ativação do laser
  • Criar a mecânica de movimento do disparo;
  • Trabalhar com os efeitos sonoros; 
  • Ajustar o volume do som; 
  • Adicionar e aprimorar o efeito de explosão; 
  • Programar para que o projétil destrua o meteoro.

 

Aula 15 – Geração de inimigos

  • Definir geradores de inimigos;
  • Criar variáveis para o gerenciamento e controle dos inimigos no jogo;
  • Configurar o sistema de geração dos inimigos; 
  • Criar o retângulo do inimigo;
  • Desenvolver uma mecânica que vai gerenciar os inimigos ativos.

 

Aula 16 – Pontuação

  • Conhecer os padrões para pontos;
  • Dar início à criação do sistema de pontuação;
  • Programar os pontos e a remoção da vida; 
  • Deixar o jogo mais difícil a cada rodada;
  • Criar uma validação randômica; 
  • Construir a mecânica de movimento e atualização do laser
  • Melhorar a programação da animação explosão; 
  • Desenhar o laser do inimigo;
  • Criar regras de derrota.

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Valor total do curso

R$ 29,66

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