Roblox
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Ementa: Este curso possui aulas que irão apresentar ao aluno o Roblox, uma plataforma gratuita de criação e de desenvolvimento de jogos. Ela permite que os seus usuários usem a criatividade para construir diversos mundos virtuais interativos. Entre os temas abordados estão: criar uma conta e explorar as funcionalidades do Roblox Studio, desenvolver cenários, adicionar e configurar obstáculos, programar em Script, criar ferramentas e publicar o projeto.
Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso permite que o aluno obtenha conhecimentos em técnicas de programação por meio da criação de jogos. Essa prática, auxiliará o desenvolvimento de importantes habilidades do aluno, como raciocínio lógico, criatividade e confiança. Com isso, ele poderá trabalhar como um programador autônomo e atuar na prestação de serviços para empresas com grande destaque em desenvolvimento de games.
Carga horária: 16h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Primeiro Contato com o Roblox
- Conhecer o Roblox e o Roblox Studio;
- Instalar o Roblox Studio;
- Criar uma conta no Roblox;
- Explorar a sessão do usuário;
- Logar e abrir o Roblox Studio;
- Instalar o Roblox;
- Explorar a interface do Roblox Studio;
- Explorar o item Toolbox e Part;
- Testar o jogo.
Aula 2 – Funcionalidades básicas do Roblox Studio
- Apresentar as funcionalidades básicas do Roblox Studio: Movimentação da câmera, Objetos, Seleção e Propriedades.
- Conhecer a interface do Roblox Studio;
- Aprender a iniciar um projeto no Roblox Studio;
- Aprender a movimentar a câmera, a adicionar modelos e a movimentar modelos pelo plano;
- Testar os movimentos do jogador;
- Conhecer a categoria Behavior;
- Aprender sobre as propriedades Anchored, CanCollide e Locked.
- Aprender a salvar um arquivo no Roblox Studio.
Aula 3 – Spawn, modos de execução, materiais e cores
- Aprender sobre alguns recursos: Spawn, Modos de execução, Materiais, Cores;
- Utilizar algumas propriedades: Materiais e Cores;
- Trabalhar com modos de execução: Play, Play Here e Run;
- Adicionar Spawn.
Aula 4 – Transformações
- Conhecer as opções de transformação do Roblox Studio: Move, Rotate e Scale;
- Aprender a trabalhar com transformações no Roblox Studio;
- Adicionar e alterar um elemento Spawn;
- Adicionar degraus ao elemento Spawn: Usar as ferramentas Rotate e Move;
- Colorir os elementos;
- Agrupar os elementos;
- Mudar a textura do elemento Spawn.
Aula 5 – Construindo o cenário
- Aprender sobre jogos do tipo Obby;
- Conhecer a função Snap to Grid;
- Construir o cenário: Adicionar a rampa, Inserir o primeiro obstáculo e Continuar a criação da pista de obstáculos.
Aula 6 – Checkpoints, times e elementos de Spawn
- Conhecer o que é um checkpoint;
- Entender o que são times;
- Adicionar e configurar as plataformas;
- Inserir e configurar os elementos de Spawn;
- Criar e configurar um time.
Aula 7 – Elementos de GUI
- Compreender o que são elementos de GUI;
- Adicionar texto em objetos;
- Trabalhar com GUI inicial;
- Inserir um TextLabel.
Aula 8 – Script e linguagem Lua
- Aprender sobre Script e sobre linguagem Lua;
- Adicionar Script;
- Programar em Script;
- Inserir comentários em Script.
Aula 9 – Parents, variáveis e operadores
- Aprender o que são parents, variáveis e operadores;
- Trabalhar com os operadores matemáticos;
- Testar diversas variáveis;
- Modificar a mensagem com Scripts.
Aula 10 – Áreas de dano e colisões
- Aprender o conceito de colisões;
- Programar o script do bloco de dano;
- Ajustar algumas configurações no bloco de dano;
- Duplicá-lo algumas vezes;
- Atividade interativa apresentando alguns tipos de colisões nos games.
Aula 11 – Estrutura if, escopos de variáveis e condições
- Entender a estrutura if;
- Conhecer a função dos escopos de variáveis;
- Testar as condições;
- Ajustar o horário do jogo;
- Organizar os itens da janela Explorer;
- Configurar a exibição da interface inicial.
Aula 12 – Estruturas de repetição e plataforma com movimento
- Aprender sobre as estruturas de repetição While e For;
- Ajustar o cenário;
- Adicionar a área de chegada;
- Iniciar a criação de uma plataforma com movimento;
- Configurar a programação do movimento da plataforma;
- Finalizar a criação da plataforma com movimento.
Aula 13 – Ferramentas e outros recursos do Roblox Studio
- Entender o que são as ferramentas dentro do game;
- Ajustar a localização do elemento SpawnLocation;
- Criar paredes invisíveis e a ferramenta espada.
Aula 14 – Weld e WeldConstraint
- Conhecer um pouco sobre os recursos Weld e WeldConstraint;
- Utilizar o Weld para vincular os objetos da ferramenta;
- Configurar o tamanho e a posição da espada.
Aula 15 – Animações com o Roblox
- Aprender sobre as animações com o Roblox;
- Criar uma animação;
- Executar uma animação com Script: Configurar a animação de ataque.
Aula 16 – Publicando um projeto
- Conhecer o processo de publicação de projetos no Roblox;
- Criar um Script de dano;
- Adicionar alguns elementos Spawn e configurá-los;
- Publicar um projeto.