Scratch
Scratch
Ementa: Este é um curso composto por várias aulas dinâmicas, que tem o intuito de apresentar ao aluno o programa Scratch. Estamos falando de um ambiente de programação muito divertido, onde é possível desenvolver jogos, animações e, até mesmo, histórias, utilizando blocos de comandos coloridos. Aqui, serão abordados diversos temas, entre eles, a criação de jogos, com: atores, cenários, sons e efeitos surpreendentes, além de aprender a usar a lógica para desenvolver projetos eficientes.
Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso proporciona ao aluno um determinado conhecimento em lógica de programação. Com essa habilidade, ele será capaz de programar jogos e criar animações para si mesmo e, também, para materiais publicitários e para diversos sites. A partir disso, ele se sentirá motivado para buscar novos aprendizados, levando em conta, o frequente avanço da tecnologia e, futuramente, poderá atuar como um ótimo desenvolvedor.
Carga horária: 16h
Conteúdo Programático
Aula 1 – Introdução ao Scratch
- Conhecer o Scratch;
- Visualizar a versão on-line do Scratch;
- Ver alguns projetos do Scratch;
- Criar uma conta e fazer o login no Scratch;
- Conhecer os painéis do editor do Scratch;
- Testar um bloco de programação e adicionar mais blocos a um projeto;
- Aprender a apagar blocos;
- Ver outros tipos de blocos;
- Conhecer o menu Minhas Criações.
Aula 2 – Conceitos sobre lógica e programação
- Aprender sobre lógica e programação e entender a importância de trabalhar com a lógica na programação;
- Observar como abrir e visualizar projetos prontos;
- Aprender como visualizar os projetos de outras pessoas;
- Continuar a programação de um projeto.
Aula 3 – Movimentação e direção de atores
- Conhecer a resolução da tela do Scratch;
- Aprender sobre as funções Tamanho e Posição;
- Entender a ferramenta Direção;
- Aprender como movimentar o personagem;
- Alterar o tamanho do ator;
- Trabalhar com os campos Direção e Posição;
- Conhecer os blocos de movimento “Mova” e “Adicione”;
- Testar os blocos de movimento Gire, Vá para, Mude e Deslize.
Aula 4 – Entendendo sobre atores, sprites e cenários
- Entender sobre atores, sprites e cenários;
- Adicionar cenário e ator ao projeto;
- Configurar o movimento do ator.
Aula 5 – Trabalhando com eventos e atores
- Conhecer os tipos de Eventos;
- Aprender a adicionar novos atores;
- Alterar a fantasia de um ator;
- Inserir eventos iniciais.
Aula 6 – Explorando os blocos de controle
- Conhecer os blocos de Controle;
- Entender as estruturas de condição;
- Trabalhar com o bloco de controle “sempre”;
- Entender o bloco “se”;
- Conhecer o bloco “se/senão”;
- Testar os blocos da categoria Controle.
Aula 7 – Adicionando controles e condições ao projeto
- Entender sobre condições “e” e “ou”;
- Programar o ator Pufferfish para mudar de fantasia ao colidir com o jogador;
- Configurar o ator Pufferfish para se mover aleatoriamente pela tela;
- Programar o ator Crystal para que fique invisível e visível.
Aula 8 – Aprendendo a usar blocos de som e programando o ator Jellyfish
- Conhecer a categoria de blocos de som;
- Programar o jogador Jellyfish para trocar as fantasias;
- Adicionar sons ao jogo.
Aula 9 – Aplicando os blocos de repetição, de operadores e de números aleatórios
- Conhecer os blocos de repetição;
- Entender os blocos da categoria Operadores;
- Assimilar o bloco de números aleatórios;
- Trabalhar com os blocos de repetição e com os blocos operadores;
- Inserir o bloco de números aleatórios.
Aula 10 – Conhecendo e aplicando os blocos de variáveis
- Conhecer os blocos de variáveis;
- Criar variáveis;
- Atribuir valores para as variáveis.
Aula 11 – Trabalhando com sistemas de continuação, de pergunta e de acerto
- Conhecer os blocos: de mensagem, de pergunta, de resposta e de texto;
- Criar um sistema de Continuação, Perguntas e Acerto.
Aula 12 – Criando um ator e programando os movimentos
- Conhecer a aba Fantasias e as ferramentas disponíveis para a produção de um ator;
- Aprender como fazer um ator;
- Trabalhar com as ferramentas Elipse e Selecionar;
- Programar um ator personalizado;
- Criar e programar as variáveis;
- Finalizar a programação do movimento do personagem;
- Testar o projeto.
Aula 13 – Trabalhando com clones e criando efeitos
- Conhecer os blocos de efeito;
- Aprender sobre os clones;
- Criar efeito de rastro;
- Ajustar o movimento do ator.
Aula 14 – Organizando o projeto
- Conhecer a categoria Meus blocos;
- Aprender como fazer comentários;
- Fazer um novo ator;
- Programar o ator Explosao;
- Fazer um cenário;
- Organizar o projeto: Criar blocos customizados e Realizar comentários.
Aula 15 – Trabalhando com os blocos sensores e com atores de controle e explosão
- Conhecer os blocos sensores;
- Criar o ator de controle;
- Criar obstáculos;
- Definir ação do ator;
- Indicar a remoção de atores ao tocar as bordas da tela;
- Ajustar o ator de explosão.
Aula 16 – Concluindo a programação do jogo
- Adicionar música de fundo ao jogo;
- Criar o controle de vida do jogador;
- Configurar os atores de obstáculo e de explosão;
- Programar o controle de pontos;
- Definir os níveis de dificuldade do jogo.