Scratch

Scratch

 

Ementa: Este é um curso composto por várias aulas dinâmicas, que tem o intuito de apresentar ao aluno o programa Scratch. Estamos falando de um ambiente de programação muito divertido, onde é possível desenvolver jogos, animações e, até mesmo, histórias, utilizando blocos de comandos coloridos. Aqui, serão abordados diversos temas, entre eles, a criação de jogos, com: atores, cenários, sons e efeitos surpreendentes, além de aprender a usar a lógica para desenvolver projetos eficientes.

 

Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso proporciona ao aluno um determinado conhecimento em lógica de programação. Com essa habilidade, ele será capaz de programar jogos e criar animações para si mesmo e, também, para materiais publicitários e para diversos sites. A partir disso, ele se sentirá motivado para buscar novos aprendizados, levando em conta, o frequente avanço da tecnologia e, futuramente, poderá atuar como um ótimo desenvolvedor.

 

Carga horária: 16h

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 – Introdução ao Scratch

  • Conhecer o Scratch;
  • Visualizar a versão on-line do Scratch
  • Ver alguns projetos do Scratch;
  • Criar uma conta e fazer o login no Scratch
  • Conhecer os painéis do editor do Scratch
  • Testar um bloco de programação e adicionar mais blocos a um projeto; 
  • Aprender a apagar blocos; 
  • Ver outros tipos de blocos; 
  • Conhecer o menu Minhas Criações.

 

Aula 2 – Conceitos sobre lógica e programação

  • Aprender sobre lógica e programação e entender a importância de trabalhar com a lógica na programação;
  • Observar como abrir e visualizar projetos prontos; 
  • Aprender como visualizar os projetos de outras pessoas;
  • Continuar a programação de um projeto.

 

Aula 3 – Movimentação e direção de atores

  • Conhecer a resolução da tela do Scratch
  • Aprender sobre as funções Tamanho e Posição; 
  • Entender a ferramenta Direção;
  • Aprender como movimentar o personagem; 
  • Alterar o tamanho do ator;
  • Trabalhar com os campos Direção e Posição;
  • Conhecer os blocos de movimento “Mova” e “Adicione”;
  • Testar os blocos de movimento Gire, Vá para, Mude e Deslize.

 

Aula 4 – Entendendo sobre atores, sprites e cenários

  • Entender sobre atores, sprites e cenários;
  • Adicionar cenário e ator ao projeto;
  • Configurar o movimento do ator.

 

Aula 5 – Trabalhando com eventos e atores

  • Conhecer os tipos de Eventos;
  • Aprender a adicionar novos atores; 
  • Alterar a fantasia de um ator;
  • Inserir eventos iniciais.

 

Aula 6 – Explorando os blocos de controle

  • Conhecer os blocos de Controle; 
  • Entender as estruturas de condição;
  • Trabalhar com o bloco de controle “sempre”;
  • Entender o bloco “se”; 
  • Conhecer o bloco “se/senão”; 
  • Testar os blocos da categoria Controle.

 

Aula 7 – Adicionando controles e condições ao projeto

  • Entender sobre condições “e” e “ou”;
  • Programar o ator Pufferfish para mudar de fantasia ao colidir com o jogador; 
  • Configurar o ator Pufferfish para se mover aleatoriamente pela tela;
  • Programar o ator Crystal para que fique invisível e visível.

 

Aula 8 – Aprendendo a usar blocos de som e programando o ator Jellyfish

  • Conhecer a categoria de blocos de som;
  • Programar o jogador Jellyfish para trocar as fantasias;
  • Adicionar sons ao jogo.

 

Aula 9 – Aplicando os blocos de repetição, de operadores e de números aleatórios

  • Conhecer os blocos de repetição; 
  • Entender os blocos da categoria Operadores; 
  • Assimilar o bloco de números aleatórios;
  • Trabalhar com os blocos de repetição e com os blocos operadores; 
  • Inserir o bloco de números aleatórios.

 

Aula 10 – Conhecendo e aplicando os blocos de variáveis

  • Conhecer os blocos de variáveis;
  • Criar variáveis;
  • Atribuir valores para as variáveis.

 

Aula 11 – Trabalhando com sistemas de continuação, de pergunta e de acerto

  • Conhecer os blocos: de mensagem, de pergunta, de resposta e de texto;
  • Criar um sistema de Continuação, Perguntas e Acerto.

 

Aula 12 – Criando um ator e programando os movimentos

  • Conhecer a aba Fantasias e as ferramentas disponíveis para a produção de um ator; 
  • Aprender como fazer um ator; 
  • Trabalhar com as ferramentas Elipse e Selecionar;
  • Programar um ator personalizado; 
  • Criar e programar as variáveis;
  • Finalizar a programação do movimento do personagem; 
  • Testar o projeto.

 

Aula 13 – Trabalhando com clones e criando efeitos

  • Conhecer os blocos de efeito;
  • Aprender sobre os clones;
  • Criar efeito de rastro;
  • Ajustar o movimento do ator.

 

Aula 14 – Organizando o projeto

  • Conhecer a categoria Meus blocos; 
  • Aprender como fazer comentários;
  • Fazer um novo ator; 
  • Programar o ator Explosao;
  • Fazer um cenário;
  • Organizar o projeto: Criar blocos customizados e Realizar comentários.

 

Aula 15 – Trabalhando com os blocos sensores e com atores de controle e explosão

  • Conhecer os blocos sensores;
  • Criar o ator de controle;
  • Criar obstáculos; 
  • Definir ação do ator; 
  • Indicar a remoção de atores ao tocar as bordas da tela;
  • Ajustar o ator de explosão.

 

Aula 16 – Concluindo a programação do jogo

  • Adicionar música de fundo ao jogo;
  • Criar o controle de vida do jogador;
  • Configurar os atores de obstáculo e de explosão;
  • Programar o controle de pontos; 
  • Definir os níveis de dificuldade do jogo.

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Valor total do curso

R$ 29,66

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