Tinkercad

Tinkercad

 

Ementa: Este curso é composto por aulas que apresentarão ao aluno o Tinkercad: uma plataforma gratuita, a qual trabalha com modelagem 3D. Ela é uma coleção on-line de ferramentas de softwares, que contribui para que as pessoas desenvolvam as suas criações e as suas produções. Entre os assuntos explorados, estão: criar uma conta, conhecer as formas e as funções básicas, criar personagens, customizar objetos, adicionar modelos e textos, desenvolver cenários, conhecer os modos de visualização do projeto e trabalhar com importação, exportação e compartilhamento.

 

Mercado de trabalho/Público-alvo: Este curso permite que o aluno desenvolva, de maneira fácil, ágil e intuitiva, projetos por meio da modelagem 3D, os quais vão desde as criações mais simples até a própria impressão 3D. Esta experiência contribuirá para o aprimoramento de técnicas de modelagem, de componentes eletrônicos e, até mesmo, de blocos de códigos. Tudo isso fará com que o aluno desenvolva e aperfeiçoe diferentes e importantes habilidades, como o raciocínio lógico, a criatividade, a confiança e a autonomia. Para o mercado de trabalho, ele poderá direcionar a sua atuação oferecendo consultorias ou, ainda, desenvolvendo e comercializando as suas próprias criações.

 

Carga horária: 16h

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 – Primeiro contato com o Tinkercad

  • Conhecer o Tinkercad
  • Descobrir o que é modelagem 3D;
  • Criar uma conta no Tinkercad;
  • Aprender a navegar pelo Tinkercad;
  • Aprender sobre os modos ortográfico e perspectivo;
  • Aprender a gerenciar os projetos.

 

Aula 2 – Personagens, formas e funções

  • Conhecer o menu de formas e as funções básicas do Tinkercad;
  • Conhecer as funções: copiar, colar, duplicar, desfazer, refazer e excluir; 
  • Descobrir as formas de selecionar vários objetos ao mesmo tempo; 
  • Aprender a rotacionar e a movimentar objetos;
  • Aprender a criar um personagem utilizando os modelos da categoria Caracteres.

 

Aula 3 – Formas, superfícies e transformações

  • Aprender o conceito de transformação;
  • Aprender a usar o Painel de formas e as guias de transformações;
  • Ajustar o personagem por meio das funções de transformações.

 

Aula 4 – Cores, grades e modelos

  • Aprender sobre Cores e Grades;
  • Aprender a trabalhar com grades;
  • Aplicar cores;
  • Adicionar modelos.

 

Aula 5 – Customização de formas, alinhamento e grupos

  • Conhecer as formas de alinhamento;
  • Aprender a alinhar e a agrupar os objetos;
  • Adicionar detalhes no modelo.

 

Aula 6 – Customização de formas e subtração de objetos

  • Conhecer a ferramenta Orifício;
  • Aprender a subtrair partes dos objetos;
  • Usar as funções Alinhar e Orifício.

 

Aula 7 – Desenvolvendo textos e Scribble

  • Conhecer as maneiras de adicionar um texto em um projeto;
  • Aprender a adicionar textos;
  • Conhecer e utilizar o objeto Scribble.

 

Aula 8 – Espelhamento e estruturação de cenário

  • Conhecer o processo de espelhamento;
  • Trabalhar com a função Espelhar;
  • Estruturar um cenário.

 

Aula 9 – Ferramenta Plano de trabalho

  • Conhecer a ferramenta Plano de trabalho;
  • Aprender a usar a ferramenta Plano de trabalho.

 

Aula 10 – Importação, exportação e compartilhamento de projetos

  • Conhecer os modos de compartilhar um projeto no Tinkercad;
  • Aprender a exportar arquivos;
  • Personalizar o cenário;
  • Aprender a importar arquivos.

 

Aula 11 – Padrão linear e padrão circular

  • Conhecer a função Padrões;
  • Trabalhar com o padrão linear e com o padrão circular;
  • Criar um relógio;
  • Utilizar as funções padrão linear e padrão circular na criação do relógio.

 

Aula 12 – Régua e cortes

  • Conhecer  e explorar a ferramenta Régua;
  • Trabalhar com cortes.

 

Aula 13 – Modelagem: Espada

  • Aprender o que é modelagem;
  • Estruturar uma espada;
  • Criar o cabo da espada;
  • Redimensionar e alinhar os componentes da espada.

 

Aula 14 – Modos de visualização: Blocos e Tijolos

  • Conhecer os modos de visualização Blocos e Tijolos;
  • Personalizar a espada;
  • Visualizar projetos nos modos Blocos e Tijolos.

 

Aula 15 – Modelagem: Conectores

  • Conhecer os conectores;
  • Trabalhar com conectores;
  • Produzir uma placa customizada;
  • Estruturar um robô.

 

Aula 16 – Modelagem: Formas customizadas

  • Conhecer a Criação de formas;
  • Modelar o personagem robô com conectores;
  • Personalizar as cores do personagem robô;
  • Criar o braço do personagem robô;
  • Posicionar e alinhar os componentes do personagem robô; 
  • Transformar um conjunto de objetos em uma forma customizada.

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Valor total do curso

R$ 29,66

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